Facebook

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Governo reconhece Folias de Reis como Patrimônio Imaterial de Minas

Integrantes de diversos grupos foram recebidos pelo governador Fernando Pimentel durante anúncio do reconhecimento
No dia que marca a comemoração do Dia de Reis, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep) reconheceu as Folias de Minas como Patrimônio Imaterial do Estado. O “Dia de Reis” é comemorado hoje, 06 de janeiro. É um dos ativos culturais mais importantes de Minas Gerais.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) apresentou o resultado de uma extensa pesquisa que revelou mais de 50 tipos de devoção e uma grande diversidade de folias no estado.

Desde o início da colonização mineira, do ciclo do ouro, surgiram as manifestações ligadas aos Reis Magos. O reconhecimento é uma chancela, uma espécie de selo de qualidade que se dá a um bem cultural.

O procedimento de tornar a Folia de Reis “patrimônio imaterial de Minas Gerais” propiciar maior visibilidade às manifestações da cultura popular e fará com que o poder público se torne responsável pelo estabelecimento de medidas para incentivar e garantir sua perpetuação.


Um comentário:

  1. BOM DIA, ALEX... A POUCOS DIAS FALECEU UMA SENHORA NA BAHIA, NASCIDA AQUI EM SALINAS/MG. ESTA SENHORA PELO QUE CONSTAM OS REGISTROS É A MULHER QUE MAIS VIVEU QUE SE TEM REGISTRO NO MUNDO. QUEREMOS VER SALINAS NO GUINNESS BOOK. SEGUE O LINK: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/12/morre-idosa-de-126-anos-que-pode-ser-mulher-que-mais-viveu-no-mundo.html

    ResponderExcluir