Direção de escola barra alunos com camisetas de formatura

Direção da escola de Novorizonte alega que não aceitou a camiseta para evitar rivalidade entre os alunos
Está acontecendo uma grande polêmica na manhã dessa segunda (20/02) na Escola Estadual João Bernardino de Souza, em Novorizonte, pois a diretora Eliene Francisco resolveu impedir a entrada de cerca de 20 alunos com camisetas que fazem alusão à formatura do 3º ano.

Conforme os alunos, o direito ao acesso à Educação, previsto no artigo 208 da Constituição Federal, está acima de leis estaduais e municipais ou das normas internas das escolas. Qualquer disposição em contrário é ilegal. “O Artigo 208 da Constituição Federal assegura que o uso do uniforme escolar não é obrigatório, portanto, é ilegal barrar alunos por conta de roupa”, argumentam os alunos barrados.

A aluna Carla Thaís demonstrou revolta por que, segundo ela, a escola permite a entrada de meninas com blusas mostrando a barriga e barram alunos com camisetas da formatura.

Camiseta só será aceita se for usada por toda a turma 
Em contato com a reportagem, a diretora Eliene Francisco explicou que o uso da camiseta não seria proibido desde que toda a turma de 49 alunos aceitasse o modelo. “Apenas uma parte da turma resolveu fazer a camiseta, excluindo o restante da turma, por isso não podemos aceitar esse tipo de rivalidade dentro da escola”, explicou a diretora.

Conforme Eliene, em 2016 existiam duas turmas do 2º ano na escola, e ambas mantinham certa rivalidade. Este ano, o sistema de ensino uniu as duas turmas para a conclusão do 3º ano, com isso, foi criada uma turma com 49 alunos, gerando conflito entre os alunos oriundos do 2º ano A e B. “Eles não queriam a união das duas turmas numa única sala. Agora, os alunos oriundos do 2º ano B resolveram fazer a camiseta sem acordo com os outros alunos, por isso, não posso permitir esse tipo de rivalidade na escola”, detalhou a diretora.

Para resolver o impasse, a diretora propõe que toda a turma faça uma camiseta única, sem nenhum tipo de exclusão ou rivalidade. “Eles estavam avisados: só será permitido o uso de camisetas em comum acordo, pois não posso aceitar esse tipo de rivalidade”, finalizou.

Comentários

  1. A escola é um ambiente para fomentar a igualdade social, tal ambiente deve ser para que o aluno aprenda a respeitar o próximo que está sentado na carteira ao seu lado. Prezados alunos, antes de reivindicar o uso de uniforme paralelo em uma instituição de respeito, aprenda, primeiro, a respeitar os seus mestres (professores) e a viver em união com seus colegas de classes... Estudem, ambiente escolar é para estudar!
    A escola já possui uniforme, os alunos estão extremamente errados ao fazer tal exclusão.
    Parabéns a toda a equipe da EEJBS por disciplinarem seus alunos e pregarem a igualdade dentro da escola.

    Parabéns Direção da EEJBS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículo ,já parou pra pensar que o restante da turma não gostou da blusa e assim optaram por não usar ??

      Excluir
    2. Parabéns direção o que? É proibido barrar aluno por causa de uniforme vc leu a reportagem ou conhece o caso porque trabalha na escola. Camiseta de formatura é uma coisa que sempre teve e essa diretoria idiota também usou camisa de formandos.

      Excluir
  2. Ridículo isso, só difamam a escola que tem alunos excelente, professores que apesar dos salários baixos, dão o máximo de si. Sem contar que Eliene é uma das melhores professoras dá escola e tenho certeza que também é uma ótima diretora, já temos grandes profissionais vindo dessa escola. Acredito que fazendo vários modelos de camisetas e colocar uma votação seria justo. Mais amor por favor!

    ResponderExcluir
  3. deixem entrar,diretora..a vida há de ensiná-los...além do mais,ano que vem,eles só serão mais uns formados pela educação pública...kkkkkk ...

    ResponderExcluir
  4. afff tanta coisa mais importante pra se preocupar...

    ResponderExcluir
  5. Alunos ridículos... Por que não lutam por uma educação melhor? Por que não dedicam para passar em Olimpíadas de Matemática - OBMEP? Por que não estudam para o ENEM, uma vez que, ja são "Terceirão Moral"? Por que não "brigam" por direitos estudantis em universidades e instituições? Seus hipócritas, seus "Maria vai com as outras". O mundo está precisando de pessoas honestas e com caráter para substituir esses políticos imundos... Essas pessoas serias os alunos, mas o que esperar dos alunos que querem atropelar a disciplina de uma escola?
    Lastimável! :(

    Sinto vergonha desses alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto vergonha de vc , do q adianta alunos lutarem e esses merda de políticos não darem ideia ,tem coisa mais importante para se preocupar ,bem vulgar a blusa e ... E outra os alunos estao desrespeitando só pq querem curtir o último ano ,fazer algo diferente? Isso nao quer dizer q vao ser uns ze ninguém Acorda,seja menos hipócrita

      Excluir
  6. Nada a ver pois os alunos tanbem tem direito a revendicar contra essa regras absurdas feita pela diretora eliene .
    Como vocês podem ver o artigo 208 da constituição federal esta acima de qualquer lei estadual e municipal e das normas internas da escola , assegura que não é obrigatório o uso de uniformes na escola .
    A maioria dos pais e dos alunos alegam que a diretora eliene não está agindo corretamente como prometido no início da votação para eleger o título de diretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cópia o artigo e posta aqui. Mostre onde no art. 208 da CF diz que eles tem tais direitos. Pobres alunos, prestes a entrar na maioridade com mentalidade de crianças...

      Excluir
    2. Devia se preocupar primeiro com seu português!

      Excluir
    3. Aquí esta:
      Artigo 208 da Constituição Federal, está acima de leis estaduais e municipais ou normas internas. Qualquer disposição em contrário - mesmo que esteja presente no regimento - é ilegal.

      O uso do uniforme pode ser algo desejável e incentivado pela rede de ensino ou pela escola, porém o estudante que não o usa não pode ser impedido de frequentar a sala de aula.

      Acho que há pessoas mal informadas e que acham que o caso é o primeiro.
      Não estou contra a diretora mais não acho certo ela barra os alunos fora da escola sem nenhum cuidado e expostos a vários perigos...
      Os alunos deveriam ter mencionado a outra parte da turma mais pelo que vi eles queriam já voltar às aulas com o uniforme...
      Uma sala de 49 alunos tanbem não dá...

      Excluir
  7. O erro maior que vi na materia e uma turma com 49 alunos aff....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MSM. 49 ALUNOS NA SALA E NAO QUER Q VIRE ESSE FUZUEIRO? ELES TEM É QUE BAGUNCAR MSM PRA VER SE ESSA INRRESPONSAVEL SEPARE A TURMA. ONDE JA SE VIU UMA TURMA COM 49 ALUNOS? NUNCA VI ISSO... NEM DÁ PRA APRENDER DENTRO DE UMA SALA DESSA. QUERO VER HORA DESSES ALUNOS FAZEREM PROVAS COMO É QUE VAI FICAR ALI NAQUELA SALA Q PARECE UM OVO...

      BAGUNCEM MSM. SUJEM A ESCOLA MSM. PQ ESSA DIRETORA É SIM IRREPONSAVEL, POR QUE SE ERA DUAS TURMAS ANO PASSADO, PQ ELA RESOLVEU JUNTAR? AGORA SOFRA AS CONSEQUÊNCIAS ELIENE... EU AMEI O QUE ESSES ALUNOS FIZERAM E SE FOSSE COMIGO EU FARIAA MESMA COISA. ��

      TOQUEM O TERROR AI GALERA

      #SOMOS-TODOS-TERCEIRÃO.

      ELINE IRRESPONSÁVEL E INCOPETENTE.

      Excluir
  8. Vihs cada coisa em !

    Na minha opiniao os colegeios deverian serem ainda mais rigorosos eo brazileiro parar de ser tao fragil e deixar de se apoiar nos direitos humanos.

    ResponderExcluir
  9. Olha, a diretora pode até ser boa, mas se está na constituição que não pode barrar, então não pode barrar?! Ou as regras unilaterais dela são maiores do que a constituinte?! O mal desse Brasil é isso, as pessoas são diretoras de escolas e não conhecem se quer a CF. Depois reclamam que o salário ta baixo.

    ResponderExcluir
  10. Meu coração partiu ao ver estas crianças sendo privadas a educação,enquanto outras que nem querem estudar estes fazem valer os seus direitos,Pelo jeito esta administração que ai esta vem levando os seus projetos a um caminho demagogo,envés de acolher fazem isso ja ñ basta o qui falaram de uma aluna gestante em sala de aula, nos como mães devemos nus juntar e ter mais participação pois ate minha filha pequena estava com medo de ir a escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem contar, a minha que chega em casa cheia de fofocas contadas por educadores que falam da vida dos outros quando esquece de planejar aula,

      Excluir
    2. Foda-Se Pro Que Falam De Mim ������ to gravida sim e ñ e da conta de vcs professores vão cumpri suas obrigações, deixa minha vida queta pois quem vai arca com as consequências sou eu...

      Excluir
  11. Para qessa bestagem aa deixa os alunos entrarem...isso vai causar é nais rivalidade, isso q a diretora esta fazendo, na minha opinião esta td errado...no meu tempo nos íamos pra escola de shorts de jogar futebol,kkk íamos com bkuza regata ninguem falava nd, agr nesse fim de mundo vcis ficam brigando... deixem os alunos, uer. R como dizem eles
    #todospeloterceirão...vail la é direito seus briguem pelos seus direitos..

    ResponderExcluir
  12. Ano decisivo na vida, enfim é o último ano escolar... deveriam se preocupar com o vestibular, em um curso superior, fazer um ótimo Enem,porém excluir seus colegas, discriminan-os e difamado a escola parece ser a única preocupação existente. Parabéns pela atitude tomada pois regras existem para serem cumpridas. Ps: alunos, aprendam a conversar antes de optarem por atitudes impensadas, pois foi, além de anti ético, muito desrespeitoso com os profissionais que estão ali para ensinar.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Diretora, pela atitude e enfrentamento desses jovens Geração Y, pois imagino que não seja nada fácil. Hoje os pais colocam a responsabilidade toda na escola, passando a mão na cabeça desses adolescentes sem limites, Tudo na vida temos que saber respeitar um ao outro. Diretora Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Devemos devolver a escola a Wilza e Sandra e por sima pedir desculpa de joelho, pois wilza sabia dialogar e respeitar as leis que regem uma escola ao contrario de algumas Glorias e Lienes da vida que viram as costas para o dialago e criam uma escola de aparência.

    ResponderExcluir
  15. um sonho de gestão que si tornou pesadelo #todospeloterceiro tudo na vida tem cosequencia mais ñ sabia que seria tão imediata A si eu pudesse voutar no passado e votar em ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense em estudar, em especial a língua portuguesa e não em tentar convencer as pessoas de irresponsabilidades praticadas por alguns alunos que querem o poder de convencimento sem se quer saber escrever. Menos, foi ridículo.

      Excluir
    2. o pouco que sei aprendo na jbs só si mudar de escola

      Excluir
  16. quero Impeachment desta gestão

    ResponderExcluir
  17. Nossa cade esta eliene que conheci bem que minha tia fala que o poder sabe pela cabeça

    ResponderExcluir
  18. Nossa em que mundo vive esta diretora sera que e o da pre historia, acorda gestão o brasil tem leis si fosse com minha filha metia processo. ainda bem que aqui no prediliano temos uma diretora exemplar qualquer coisa vai lá pedir uns conselho,de como si administra uma escola garanto que ela esta bem atualizada beijos

    ResponderExcluir
  19. sou conselheira tutelar aqui em Rio Pardo,e estou indignada com a atitude desta diretora que deixou estes alunos na rua expostos a vários riscos sem siquer pensar nas consequências, si algum pai si interessar em saber os seus direitos aqui fica meu numero
    tim :998168076 ou
    vivo:91738073

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você não sabe cada conselheiro atua em seu município e você sabe bem disto, o conselho de Novorizonte não foi acionado, para sua informação e não cabe a você difama a imagem do conselho fica a dica.

      Excluir
  20. ñ e da tua competencia aqui temos conseleiros dispensssamos tia liene e do bem

    ResponderExcluir
  21. ja tivemos casos de sequestro aqui sera que ñ serviu de exmplo pras cidades visinhas pois estas crianças correiram muito risco, por imconpetencia, sei q eles estão errados mais essa medida diretora foi leviana.

    ResponderExcluir
  22. Esta diretora está totalmente com razão, e esses alunos deveriam preocupar em fazer cursos profissionalizantes,estudarem pra passarem em uma faculdade, em um concurso público; crianças? Teve um comentário ridículo chamando esses jovens de 17 e 18 anos de crianças! Por isso que o brasil chegou a esse ponto, sem noção esse comentário pra não falar outra coisas. O que essa conselheira tutelar de rio pardo de minas está querendo, vai cuidar da sua
    vida sua incompetente, que moral vc tem de querer questionar uma ordem correta de uma diretora escolar, vai estudar e passar em um concurso, fazer uma faculdade, em vez de ficar a disposição de ajudar atitudes erradas de adolescentes inconsequentes, esses alunos no ano que vem possivelmente estão todos desempregados, ai quero ver vcs passarem a mão na cabeça deles! Tenho certeza se esses alunos tivessem compromisso, respeitariam as regras da escola! Pessoal por gentileza tentem escrever mais correto, ou seja, em vez de criticar as pessoas vão estudarem português!

    ResponderExcluir
  23. Leviandade é você apoiar a atitude de alunos que querem, por um capricho, discriminar seus colegas de classe e ainda por cima acharem que terão respaldo da direção. Somente uma direção despreparada que apoiaria um ato desse...acorda Brasil, a intolerância foi tema recente em redação importante e nesse caso: não é intolerância ou bullyng? Pensem antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  24. Tenho certeza que se Eliene o fez, ela foi muito bem orientada. Grande parte das instituições de ensino tem como regra o uniforme escolar, como exemplo o IFNMG - Campus Salinas onde grande numero de alunos ingressam para cursar o ensino médico é obrigatório o uso de uniformes, e se os mesmos não estiver uniformizados não assistem aula, e nem por isso há essa grande repercussão. Fico chateada, porque para nós, ex estudantes da EEJBS, conhecendo Eliene como professora e pessoa garanto que ela em momento nenhum quer prejudicar e nem colocar em risco a vida dos alunos, pois sempre foi incentivadora e apoiadora dos alunos (desde que os mesmos mereçam tal apoio). As pessoas precisam aprender valorizar mais as pessoas competentes que temos no Município, e não ficar de picuinha, se ela está lá, é porque a maioria quis e votou nela.

    ResponderExcluir
  25. Todo o diretor de escola passa por desafios diários, por isso deve ter os olhos voltados para o futuro e pronto para guiar a todos, alunos, professores e colaboradores a entender os princípios e valores praticados e defendidos em suas instituições e escolas.
    Neste dia,quero deixar meus agradecimentos por sua brilhante atuação,ajudando a trilhar os melhores caminhos da educação.

    ResponderExcluir
  26. Acho q esses alunos deveriam processar essa diretora irresponsável, pois mesmo q eles não fizeram a camiseta em conjunto com a turma toda Ela não tem o direito de barrar alunos na entrada da escola. Mesmo que a Tal Eliene disse que poderia entrar com qualquer roupa até o dia 02/03, sendo assim essa incompetente agiu errado em barrar esses alunos, pois pelo q eu saiba os alunos tendem a pularem o muro de dentro pra fora e esses alunos q foram impedidos de entrar estavam prestes de pular o muro de fora pra dentro? Vc acha certo isso Liene de Bosta. Bem q falam q o poder sobe pela cabeça, muitas mães por ai falam q se pudesse voltar ao passado não votaria nessa incompetente, pois para ganhar votos ela se fez de santa (uma boa pessoa, coisa q ela não é?) Para ganhar os votos e se candidatar para depois tirar a máscara. Agora todos sabem quem é essa Eliene? Acho q ainda ñ.Mas aproveita ta queridinha porque 3 anos passa. E vc ta achando q vai consegui ser reeleita? Lógico q ñ. Pois agora todo mundo ja te conhece.

    Beijo Fofa...

    Diretora irresponsável

    ResponderExcluir
  27. Mostra tua cara seu hipócrita, vc deve ser mais um eleitor e defensor do PT, seu baderneiro, contra a ordem, prefere levantar a bandeira pra um tanto de moleques irresponsáveis do que apoiar uma decisão correta da diretora, pelo visto deve ser uma invejosa que queria estar na função desta diretora e não tem estudo e competência pra exercer este cargo! Mais uma vez parabéns eliene, o brasil está precisando de mais pessoas punho firme e ideal como vc, tomara que vc seja reeleita!

    ResponderExcluir
  28. Esse jornal não deveria permitir comentários maldosos e ofensivos a pessoas de bem. Muitos se escondem no anonimato para caluniar, difamar e denegrir com mentiras, desrespeito e informações imprecisas, além de erros ortográficos vergonhosos.

    ResponderExcluir
  29. Nessa altura não sei se alguém interessará pelo meu comentário, porém não posso deixar de comentar que notei duas atitudes lamentáveis para um diretor, primeiro que os alunos não deveriam ser barrados na porta da Escola, apesar deles terem infringido uma regra interna da escola, eles estavam embasados na Lei, que é o direito a Educação e o uso não obrigatório de Uniformes, puni-los dessa maneira não os fará serem pessoas comprometidas e responsáveis, inibindo-os de acessar a escola, o que eles aprenderam com isso? Não desrespeitar a diretora? So isso? Uma forma sugestiva de resolver a situação era ter reunido com eles em sala de aula e incentivar, ensinar valores e virtudes que são essenciais para qualquer ser humano e que são aprendidos principalmente com a pratica do "amor" e "respeito" e não com autoritarismo. 2º ponto lamentável também é "montar" uma turma com 49 alunos, não sei a situação da escola e o porque dessa decisão (não conheço), mas a educação pública já é fadada ao fracasso e ainda uma turma de 3 ano, que deveria está focada em ENEM, vestibular e etc, composta por essa quantidade de aluno, fico a me perguntando se terá espaço ao menos para o professor circular na sala de aula... E quantos aos alunos, o governo aplaude de pé essas revoltas “descabidas” que só beneficiam eles, da uma tapa na sociedade, estudando muito, formando opinião própria e lutando contra esse sistema fraudulento em que estamos vivendo. Queira serem reconhecido pelo seu conhecimento, pelas suas conquistas, pelo tanto que contribuiu para melhorar essa sociedade e não por fomentar uma rivalidade sem nexo.

    ResponderExcluir
  30. Estou vendo muita gente latindo aí mas camisa de formandos é importante, usaram na vez de vocês e agora querem sufocar a vez do outro. Se esses mestres de bosta quisessem conseguiriam mediar esse conflito e confeccionar uma única camiseta. Eu preferiria a confecção das duas versões de uniforme sem problemas mas a escola escolheria a cor ou estampa nas costas ou frente mesmo que personalizassem vários modelos ainda não teria como não notar que a camiseta é da mesma turma da mesma escola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário