Semana Santa: dicas na hora de comprar peixes

Reportagem destaca os cuidados que devem ser tomados ao comprar peixes frescos e salgados.
O mercado de venda de peixes está aquecido por causa da Quaresma. Este é o período em que as famílias mais consomem pescados, graças à tradição cristã iniciada há séculos. 

Folha Regional alerta que o consumidor deve ficar atento na hora de escolher o peixe que irá levar para casa.  O primeiro ponto a ser observado é a refrigeração no caso de peixe fresco. O produto deve estar coberto por uma camada espessa de gelo e depois da compra o produto não pode ficar muito tempo fora do ambiente refrigerado.

Outro detalhe é que o peixe deve estar com olhos brilhantes, salientes, sem manchas brancas ao centro. Além disso, o olho do pescado deve ocupar toda a cavidade ocular. As brânquias devem ser da cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes. Já as escamas, precisam estar bem aderidas ao corpo, brilhantes e sem manchas.

Para testar a qualidade do peixe, o consumidor deve solicitar ao atendente que aperte a carne do pescado com o dedo. Se a marca do dedo não desaparecer em pouco tempo, escolha outro peixe, pois possivelmente este não está fresco.

No caso do peixe salgado e seco, conhecido no Brasil como bacalhau, a dica é verificar se ele não está amolecido, sem manchas escuras ou avermelhadas. O local de venda deve ser bem limpo, protegido, sem a possibilidade contato dos clientes, que não devem tocar no produto para evitar contaminação.

No caso dos peixes congelados, a dica é ficar de olho na embalagem e verificar se ele possui selo de inspeção federal ou estadual. A temperatura de refrigeração também está indicada na embalagem e deve ser seguida pelo estabelecimento. Outro ponto importante é a ausência de líquidos na embalagem. Se houver, indica que o peixe já foi descongelado e congelado novamente.


Se o peixe estiver com o cheiro muito forte não é um bom sinal. A carne do pescado é muito perecível, por isso pode estragar mais rápido que as outras, além de ser um ótimo alvo para micróbios, que podem se multiplicar rapidamente.

Comentários