Campanha de vacinação contra a gripe tem baixa adesão

Até o momento, somente 24,6% do público alvo recebeu a vacina que protege contra a doença
A Campanha de Vacinação contra a gripe, que teve início no dia 17 de abril, ainda apresenta baixa cobertura em todo o estado de Minas Gerais. Até o momento foram aplicadas apenas 1.024.297 doses da vacina, o que corresponde a pouco mais de 24,6% do público alvo da campanha.

Para alcançar a meta de imunizar 90% do público alvo, estimado em 5,5 milhões de pessoas, até o dia 26 de maio, data que termina a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde convoca a população prioritária e reforça que a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a gripe.

Os grupos que têm direito a vacina contra a gripe pelo SUS são: idosos acima de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, cardíacos, problemas pulmonares crônicos, entre outros). Também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas.

Dia “D” – Para ampliar o acesso do público à vacinação e permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma Unidade Básica de Saúde consigam receber a dose, será realizado no dia 13/5, sábado, o dia “D” de mobilização nacional. A estratégia irá possibilitar a abertura dos postos de saúde para imunização da população.


Comentários