COSEMS/MG representa Minas no Congresso CONASEMS

Eduardo Luiz, presidente do COSEMS em Minas, representará Secretários de Saúde no Congresso
Com o tema Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS, o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 e 15 de julho, milhares de representantes do cotidiano do SUS, entre eles, secretários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde. Na ocasião, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) estará presente agregando toda a sua expertise no setor da saúde e projetos voltados para um SUS mais forte. Secretários municipais de saúde de MG também estarão presentes representando seus territórios.

Na programação estão incluídos oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS como atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018; necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde; gestão de custos e dos fundos municipais de saúde; assistência farmacêutica; gestão do trabalho e da educação em saúde; programa Mais Médicos; judicialização da saúde e relação com setor privado não lucrativo.

De acordo com o presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva, esse evento é uma oportunidade ímpar para os representantes do setor de saúde debaterem profundamente com todos os envolvidos temas essenciais para o fortalecimento do SUS. “O COSEMS/MG estará representado por 232 secretários municipais de saúde em prol de uma saúde pública de qualidade”, acrescentou.

Minas Gerais participará também apresentando um pouco da rica cultura local com o “Cantinho Mineiro”. O espaço tradicional do congresso e idealizado pelo COSEMS/MG, contará com produtos típicos de diversos municípios mineiros que prometem encantar os visitantes.

Mostra “Brasil, aqui tem SUS” – Um grande destaque do evento será a Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que chega este ano a sua 14ª edição. Na ocasião, serão apresentadas as melhores experiências exitosas enviadas pelos municípios brasileiros e 40 trabalhos de municípios mineiros foram selecionados para apresentar seus projetos de sucesso voltados para a saúde.  O espaço tem como objetivo propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde. As experiências premiadas por região ganharão R$ 10 mil em dinheiro e as premiadas por estado ganharão o registro da experiência em vídeo nos Webdocs Brasil, aqui tem SUS.

Comentários