Municípios da região receberão dessalinizadores

Equipamento retira o sal da água
Municípios do Alto Rio Pardo irão receber dessalinizadores, que tem a função de reduzir o teor de sal na água extraída de poços artesianos, deixando-a potável e que permita o consumo humano. Isso foi prometido pelo secretário estadual de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta, através do Programa Água Doce.

No próximo dia 25 de agosto será realizada uma reunião em Montes Claros, no auditório da AMAMS para apresentação do projeto aos municípios interessados.

Desde a década de 90 que o Governo instalou dessalinizadores em vários municípios do Norte de Minas, em atividade coordenada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Porém, muitos equipamentos ficaram inservíveis, pois o filtro que faz a retirada do sal é muito caro e ainda tem vida curta.

A expectativa é de que o Programa Água Doce atenda 07 municípios do Alto Rio Pardo: Águas Vermelhas, Ninheira, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, onde a água extraída dos poços tem apresentado alto teor de sal, o que a torna inviável para consumo humano.

O Programa Água Doce é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, que visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.


Comentários