Alunos de Curral de Dentro criam fanfarra com materiais reciclados

Ideia encantou os alunos de variadas idades
Estimulados pelo professor de História, Hudson Kleiton, os alunos da Escola Estadual Veríssimo Teixeira Costa, de Curral de Dentro, usaram de muita criatividade para criar instrumentos de uma fanfarra usando apenas materiais recicláveis. A ideia da fanfarra “Xeque-Matte” surgiu como uma brincadeira em gincana promovida na Semana do Estudante, mas acabou chamando a atenção dos jovens, culminando na criação da fanfarra. “O resultado foi surpreendente e todos gostaram das apresentações”, vibra o professor Hudson.

Os alunos também usaram a ideia como uma forma de protesto, já que a cidade não possui os instrumentos de verdade para a sonhada apresentação no Dia da Independência. “Um projeto legal, pois envolvem crianças e jovens. Além de estímulo para se usar os recicláveis, ainda desenvolve os talentos para a música”, destaca o professor.

A primeira apresentação tinha apenas 20 estudantes, agora já são 55 e ainda tem uma enorme lista de interessados em adentrar para a fanfarra que surgiu do lixo. Os instrumentos são feitos de latas, baldes, metais, pedaços de madeira e tambores plásticos. “Os mais interessante é que conseguimos reunir alunos de diversas idades e séries”, disse Hudson.

Nos ensaios, os alunos contam com as instruções dos cantores Jhonny e Raimundo, da banda “Vaqueiros de Balada”. Eles dão dicas, fazem os arranjos e participam das apresentações. “Todos que assistiram as apresentações gostaram da ideia e do som, alguns que ouviram de longe acharam que era uma fanfarra de verdade”, conta o professor.


Comentários

Postar um comentário