Prazo para adesão ao programa Garantia Safra encerra dia 21 de setembro

Para receber o benefício é preciso apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada
Agricultores familiares dos 168 municípios que compõem a área mineira da Sudene têm até o próximo dia 21 de setembro para fazer adesão ao programa Garantia Safra. Nessa mesma data, encerra-se o prazo para que as prefeituras municipais manifestem interesse em participar do seguro.

Com as mudanças determinadas pelo governo federal, responsável pelo programa, os beneficiários e prefeituras devem ficar atentos. Cada município, por exemplo, deve preencher, no mínimo, 50 cotas para ter direito ao seguro. Na região, os municípios de Divisa Alegre e Rubelita aderiram ao programa, mas têm menos de 50 agricultores familiares inscritos, pois muitos tiveram problemas com a DAP.

Para ter direito ao benefício é preciso apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada ou fazer outra caso a declaração esteja cancelada. “É importante que o agricultor ou a agricultora familiar procure o escritório da Emater-MG em seu município para verificar se a sua DAP está em dia e também para conferir se sua inscrição junto ao seguro está regularizada”, afirma a coordenadora do Garantia Safra pela Emater-MG, Eunice dos Santos.

O Garantia Safra é um programa federal que funciona como seguro pago a agricultores familiares com perdas de mais de 50% da safra devido à seca ou excesso hídrico.  O valor do benefício é de R$ 850,00, pago em cinco parcelas de R$ 170,00.  É voltado para agricultores familiares localizados na área mineira de atuação da Sudene, como nos territórios Norte, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha.

Comentários