Prefeituras falidas unem prefeitos

Em encontro estadual, prefeitos cobraram dívidas do Estado e da União
Grupo de Associações de Municípios que compõem a Área Mineira da Sudene reúne quase 100 prefeitos em encontro estadual para cobrar soluções sobre a falta de repasses por parte dos governos estadual e federal, que estão deixando as prefeituras sucateadas e sem as mínimas condições de prestar os devidos serviços públicos.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, disse que a crise vivida pelos prefeitos foi amplamente discutida e criada uma pauta de reivindicações, mostrando que o Governo do Estado possui dívidas superiores a R$ 3 bilhões com as prefeituras, sendo a maioria na área da saúde pública. Outra reclamação dos prefeitos é em relação ao transporte escolar, cujos atrasos nos repasses chegam a cinco meses.

Junto ao Governo Federal, os prefeitos solicitam a criação de uma medida provisória que libere de forma emergencial R$ 4 bilhões para as prefeituras de todo o país, como uma forma de alívio para a crise que se instalou nos municípios. Pediram ainda a  aprovação de Emendas Constitucionais para tornarem mais justa a distribuição de recursos aos municípios. Para isso, os prefeitos pressionam seus deputados.

Comentários