Primeiras águas chegam à captação da Copasa em Taiobeiras

Estão chegando cerca de 500 litros por segundo na estação da Copasa
Na madrugada desta sexta (24/11) as primeiras águas do rio Pardo chegaram à captação da Copasa, em Taiobeiras. A quantidade estimada ainda é pouca, cerca de 500 litros por segundo, pois o volume de chuvas neste período do ano está abaixo do normal, fato extremamente preocupante.

As águas que descem dos rios São Gonçalo e Preto, principais afluentes do rio Pardo deveriam ter chegado à captação cerca de 12 dias atrás, mas uma contenção clandestina, feita com os próprios materiais do rio, na comunidade de Traíras, impediram a passagem das águas, que só começaram a descer depois que parte da contenção foi quebrada. Outro fator que atrasou a chegada das águas foi a baixa quantidade de chuva no município de Indaiabira, com isso, o Ribeirão, afluente do rio Pardo mais próximo da captação, permanece seco.

Na tarde de quinta (23) a soleira da Fazenda HP estava vertendo 12 centímetros acima do açude, no entanto, todas as soleiras da Copasa permanecem abertas.

Com a chegada das águas à captação, mesmo que em pouca quantidade, a operação pipa em Salinas e São João do Paraíso acaba de ser suspensa. Os últimos caminhões descarregaram na captação por volta das 10 horas desta sexta. Agora, a expectativa da Copasa, conforme o gerente Deusdete Rocha, é que as próximas chuvas aumentem o volume de água no rio. “Como as águas do rio já estão niveladas até a captação, as próximas chuvas aumentarão o nível”, explicou o gerente para o Jornal Folha Regional.


Comentários

  1. Isso e um avergonha para a Copasa. esperar agua de chuva.
    se tivesse investido todo o dinheiro arrecadaçao na cidade desde a epoca de Nen sena .. dava para construir quantas barragens... Nojo desse orgãos publicos. que so suga a população.

    ResponderExcluir
  2. Até quando o povo de Taiobeiras e d Mirandópolis vai espera .é vergonhoso mesmo .esses políticos não tá nem aí pro povo da nossa cidade .entra prefeito e sai prefeito e o poblema da água continua o mesmo aparece aí o prefeito picareta eu mostro meu nome é minha cara .pois não dependo desse cara de pau desse prefeito de Taiobeiras .

    ResponderExcluir
  3. Se fizer Barragem acaba o esquema milionário dos caminhões pipas. Quem esta por tras não q perder esquema. Com certeza quem paga os caminhões não é copasa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário