Desafio de ser empreendedor

Por Alex Sandro Mendes

Todos os cidadãos deveriam ousar e abrirem uma empresa um dia...

Aí todos irão experimentar por alguns anos o que é a responsabilidade de enfrentar uma folha de pagamento, o pagamento de impostos, a escolha de gerentes, o investimento em equipamentos, estrutura e condições de trabalho para a equipe.

Todos deveriam experimentar o drama de fazer cálculos, de juntar dinheiro para pagar os salários, de fazer a contabilidade, fazer balanço, de não conseguir dormir preocupado com as contas.

Todos deveriam experimentar a paciência de formar pessoas, inspirar o melhor em cada um, motivar com palavras, respeito e com dinheiro.

Todos deveriam um dia tentar se inspirar para fazer marketing, vestir a camisa e sair pelas ruas “vendendo o peixe”, ir para as redes sociais tentar atrair clientes e ser submetido a críticas.
Criar uma empresa é uma recomendação para todos, especialmente para os que ficam fazendo contagem regressiva para o dia do recebimento do salário.

Todos deveriam criar uma empresa para viver o pesadelo de entrar no cheque especial simplesmente para não atrasar o pagamento dos colaboradores; para olhar no olho de um funcionário e demiti-lo.

Todos deveriam testar ser empresário... Chegar em casa detonado por um plano frustrado, por ideia errada, por uma estratégia que não deu certo, mas, mesmo assim, continuar firme e animado, sempre tentando.

Incentivem a todos a fazer este teste. Acordar 3 da manhã, sem razão, e começar a pensar num produto, numa promoção ou num plano para se livrar das dívidas ou até mesmo da falência.

Faça esse favor, seja empresário. Tente ser patrão. Experimente ser chamado de explorador. Acredite em um negócio e abra um CNPJ. Sinta o gosto de produzir, vender, negociar, tomar prejuízo, da concorrência desleal.

Faça esse experimento. Abra uma empresa. Depois nós conversamos. 

Comentários

Postar um comentário