Mamógrafo faz 20 exames por dia em Salinas

Depois de 4 anos embalado, equipamento entra em funcionamento regular no Hospital Municipal
Enfim, o Hospital Municipal de Salinas, com 56 leitos, passou a oferecer os exames de mamografia, que são fundamentais para detectar o temido câncer de mama. Os recursos para comprar o equipamento tinham sido adquiridos no ano de 2012, final do 2º mandato do prefeito Zé Prates, por meio de emenda parlamentar junto ao Ministério da Saúde. No entanto, o equipamento ficou quatro anos embalado, sendo instalado em 2016, último ano do mandato do então prefeito Kinca Dias (PT).

Porém, o mamógrafo entrou em funcionamento fora das normas da Vigilância Sanitária e sem a documentação legal para habilitação, muito menos autorização da Superintendência Regional de Saúde.

Diante disso, a atuação gestão, por meio da Secretária de Saúde, Marlúcia Maia, atuou junto aos órgãos competentes e conseguiu regularizar o funcionamento do mamógrafo, que, enfim, entrou em operação definitiva no último dia 30 de outubro. "Agora está devidamente regularizado e aprovado pela Comissão Intergestora Regional de Minas", comemora a secretária Marlúcia, informando que o mamógrafo realiza 20 exames diariamente.

Mudança de realidade - Com o funcionamento do mamógrafo, Salinas sai da triste realidade encontrada em Minas Gerais, que vem sofrendo retrocesso na quantidade de mamografias realizadas. Segundo dados do "Data SUS", foram feitas 391.940 mamografias no primeiro semestre de 2014, enquanto que no mesmo período deste ano foram apenas 270.682, acumulando uma diferença de 121.258 mamografias a menos nos últimos três anos. Ainda conforme o SUS, cerca de 8,5 milhões de brasileiras não conseguem fazer a mamografia.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que até o final de 2017 serão registrados em média 60 mil novos casos no Brasil. Em Minas Gerais, o índice é de 5.160 novos casos. "Por tudo isso, é importante reestruturar a rede pública para melhorar a oferta de mamografias, de procedimentos de diagnóstico e de tratamento, e assim diminuir o número de mortes. Já estamos fazendo isso em Salinas", comemora o prefeito Zé Prates.

Comentários

  1. Depois vem um lunático ptista falando que kinca fez boa administração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário