Projetos de energia solar atraem investidores

Complexo fotovoltaico instalado no município de Pirapora: a cidade que aposta na tendência mundial
O elevado índice de radiação solar e a localização geográfica central, considerando o sistema elétrico nacional, tornam a porção setentrional de Minas Gerais uma das regiões brasileiras mais indicadas para desenvolvimento e implantação de empreendimentos fotovoltaicos (geram energia elétrica através da captação da luz solar).

Tais caraterísticas favoráveis têm atraído, nos últimos anos, empresas nacionais e estrangeiras interessadas no potencial energético local, principalmente pelos incentivos do governo, que aprimorou a legislação ambiental para atrair investimentos, gerando emprego e renda na região.

No longo prazo acreditamos que a energia solar fotovoltaica produzirá efeitos positivos em regiões carentes do estado como o Norte, Noroeste e Jequitinhonha. A instalação desses empreendimentos demandam mão de obra qualificada na região e também representam valorização da terra para os proprietários rurais, que passam a ter a oportunidade de arrendamento de parte de suas propriedades por períodos longos de 20 a 25 anos, complementando a sua renda tradicional advinda do agronegócio", destaca o superintendente de Política Mineral, Energética e Logística da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Guilherme Augusto Duarte de Faria.

No Norte de Minas Gerais, os investidores encontram condições naturais que potencializam o aproveitamento da energia solar, já que os índices de radiação solar na região estão entre os melhores do planeta, considerando a intensidade e a disponibilidade durante todo o ano.

Destaca-se ainda a disponibilidade de terras planas, degradadas ou de pouco utilidade e devidamente regularizadas sob o aspecto fundiário. Somente no Norte de Minas, um mapeamento com georreferenciamento identificou 120 áreas propícias para instalação de unidades de geração de energia. A expectativa é de que o Norte de Minas seja um dos maiores complexos fotovoltaicos do Brasil em pouco tempo.

Comentários