INSS Digital é implantado em Taiobeiras

Processos físicos em papel estão sendo extintos

A partir desta quinta-feira (7), a Agência do INSS em Taiobeiras passa a atender o público através de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital. “Com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento na Agência, o segurado tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS”, explica o gerente-executivo do INSS em Montes Claros, Wilson Rocha da Silva.

Outra vantagem do INSS Digital é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado. A Agência de Taiobeiras é a décima da Gerência de Montes Claros a implantar o INSS Digital – as outras foram Várzea da Palma, Pirapora, Salinas, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Montes Claros e Bocaiúva.

A previsão é que o INSS adapte 300 agências para o modelo digital, até o final do ano, o que representa quase 20% das unidades do INSS em todo o país.

Parcerias - O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.

Portal meu.inss.gov.br – O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até o INSS. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135), o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

Um dos produtos do INSS Digital é o Portal Meu INSS, que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

A Agência do INSS em Taiobeiras fica à rua Rio Pardo, 1035, Centro, e seu horário de atendimento é de 8h às 18h.

Comentários