Marcelo Felix é reeleito presidente da Amams

Marcelo recebeu apoio do futuro ministro do Turismo Marcelo Álvaro, nomeado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) realizou na manhã desta segunda (17/120 a eleição para presidente do próximo biênio 2019 a 2020. A disputa foi entre os prefeitos Marcelo Felix, de Januária, que teve o apoio do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, e o prefeito Mario Osvaldo, de Francisco Sá, que foi apoiado pela ala do PT no Norte de Minas.

Marcelo Felix, que assumiu a presidência no último mês de maio, quando o então presidente Zé Reis renunciou do cargo para se candidatar a deputado estadual. foi reeleito com 20 votos, enquanto o adversário Mario Osvaldo obteve 19 votos. No total, apenas 45 prefeitos do Norte de Minas estavam aptos a votar. 42 deles compareceram na votação, 2 anularam o voto e 1 absteve.

A acirradíssima eleição demonstrou que a Amams está rachada ao meio. A escolha da nova diretoria demonstra também que a chegada do PSL de Bolsonaro ao poder terá constante queda de braço com o PT de Lula no Norte de Minas.

Antes da votação, o deputado federal eleito Marcelo Freitas foi ao recém-nomeado Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também presidente do PSL em Minas Gerais, para pedir apoio para o prefeito Marcelo Felix, inclusive com gravação de vídeo para enviar aos prefeitos com direito a voto.

No vídeo, os integrantes do PSL pediram aos prefeitos para não votar nos petistas. Por outro lado, o deputado federal eleito Paulo Guedes buscou manter os aliados no mesmo barco. A eleição mostrou ainda que os dois deputados federais eleitos pelo Norte de Minas vão militar em lados opostos, um sinal claro de que a queda braço será constante.

Nas eleições deste ano, no 1º turno, Fernando Haddad (PT) obteve 437.637 votos no Norte de Minas, enquanto Bolsonaro ficou com 273.394 votos. No 2º turno, Haddad teve 473.377 votos e Bolsonaro 315.686 votos.

Comentários