Samu: exemplo de serviço público eficaz

Norte passou a contar com Aeromédico e a cobertura quase dobrou

Essencial para os primeiros atendimentos de urgência e emergência em Minas Gerais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é efetivo no atendimento primário às urgências, de forma eficaz e segura, evitando a evolução dos quadros graves, inclusive aqueles de situações evitáveis e que poderiam levar ao óbito do paciente.

Em Minas, já são 549 municípios beneficiados, levando cobertura para cerca de 10 milhões de pessoas. O serviço quase dobrou nos últimos quatro anos. Em 2015 eram 312 municípios.

Aeromédico – Um dos grandes ganhos para auxiliar no atendimento do Samu, principalmente nos municípios do Norte de Minas, foi a implantação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros, que realiza atendimentos pré-hospitalares em urgências graves, captação de órgãos e resgates de difícil acesso. O objetivo é a redução do tempo de resposta no socorro às vítimas e o encaminhamento de pacientes em estado grave para hospitais de referência.

O aeromédico chegou ao Norte de Minas este ano, com base em Montes Claros, tanto para atendimento diurno, como noturno.

Comentários

  1. Sou de ninheira e semana passada precisamos desse transporte de taiobeiras a montes claros só temos a agradecer primeiramente Deus depois a equipe de socorrista e tbm N poderia de agracer a toda equipe do hospital Santo Antônio na pessoa do doutor Nilson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelência ao serviço prestado em todo o Norte de Minas Gerais. Merecem ser reconhecidos e valorizado todos os profissionais do SAMU e Bombeiros Militares que são anjos da guarda

    ResponderExcluir

Postar um comentário