Base do SAMU será inaugurada em Curral de Dentro

Implantação do serviço será nesta quinta (19), às 18 horas

Depois de quatro anos de espera, enfim a implantação de uma base descentralizada do SAMU Macro Norte será instalada em Curral de Dentro. A inauguração está prevista para essa quinta-feira (19/09), às 18 horas.

Para os moradores de Curral de Dentro, município com área de 568 km² com cerca de 7.500 habitantes, receberem atendimento de urgência e emergência era necessário contar com o suporte dos municípios de Taiobeiras e Berizal - distante 45 km e 62 km, respectivamente.

Agora, a população contará com uma equipe rigorosamente selecionada e altamente qualificada pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte para compor a equipe da nova Unidade de Suporte Básico (USB), em Curral de Dentro.

A nova unidade também dará suporte aos municípios adjacentes que ainda não possuem o serviço, como Santa Cruz de Salinas, por exemplo, além de um trecho da BR-251 com alto índice de acidentes.

A USB é tripulada por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem e equipada com itens primordiais para o suporte básico de vida como o desfibrilador automático externo, utilizado em paradas cardiorrespiratórias, kit parto, maca, prancha, colar cervical e talas para imobilização da vítima, além de medicamentos, dentre outros. A equipe ficará de plantão 24 horas por dia para atender à população.

O serviço chega à Curral de Dentro com a parceria da Administração Municipal, responsável por preparar o espaço que receberá a base respeitando as normas e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Comentários