Municípios da região ameaçam paralisar Assistência Social

Governo Federal parou de repassar os recursos para as prefeituras


Diante do cenário vivenciado por todos os municípios no tocante ao financiamento da política de Assistência Social, os municípios norte-mineiros, representados pela AMAMS (Associação dos Municípios) planejam paralisação no próximo dia 24 de setembro.

A mobilização do grupo de gestores da assistência social na região é em protesto a falta de repasses do Fundo Nacional de Assistência Social, gerido pelo Governo Federal. Em algumas cidades, exemplo de Berizal, estão sem receber os repasses do Governo Federal há 16 meses.

A AMAMS, através do Departamento Social, está levantando o interesse dos municípios em aderir à proposta de paralisação, tendo em vista mostrar a dificuldade por qual passa o poder público municipal na execução da política de Assistência Social.

O alerta de paralisação vem sendo feito desde o último mês de abril, quando representantes da AMAMS se reuniram, em Brasília, com o secretário nacional de Desenvolvimento Social, Lello Coimbra, ocasião em que alertaram sobre o risco de colapso no sistema de assistência social por falta de repasse dos recursos federais e estaduais.

Já os repasses do Governo de Minas, chamado de “Piso Mineiro”, usado para auxílios funerais e de moradia, estão sofrendo atrasos de o ano de 2017.

Comentários

Postar um comentário