Comissão da Câmara Federal vai debater uso das águas do rio Pardo

Deputado Vilson da Fetaemg é o autor do requerimento

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados promove um encontro na manhã desta sexta (04/09) para discutir a regulamentação para o uso racional das águas do rio Pardo. O debate será às 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas. O evento atende requerimento do deputado federal Vilson da Fetaemg (foto).

Segundo o deputado, a finalidade do encontro é promover um estudo sobre o uso racional das águas do rio Pardo e a regulamentação para a regularização do uso pelos agricultores familiares e ribeirinhos da região, que vivem às margens do rio e necessitam da utilização das águas para sobrevivência e sustentabilidade da agricultura.

A bacia hidrográfica do Rio Pardo tem 32.334 km², percorre uma extensão de 565 km, sendo 220 km no território mineiro, abrangendo quase 30 municípios, cuja população residente é cerca de 260 mil pessoas.

Foram convidados para o debate: a diretora-presidente da Agência Nacional das Águas, Christianee Dias Ferreira; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Mosquito, Batista de Sousa; o coordenador do Movimento Articulado dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Alto Rio Pardo, Geraldo Caldeira Barbosa; a diretora do Polo do Norte de Minas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Regilane Silva Santos Souza; dentre outros.

O deputado federal Vilson da Fetaemg, autor do Requerimento, é também vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar.

Comentários