Fórum de Salinas cria Centro para conciliação

Os juízes Irany Neto, José Ricardo Véras e Marcelo Araújo na inauguração do Cejusc

Foi inaugurado na Comarca de Salinas o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O local, voltado para a realização de audiências de conciliação processual e pré-processual, também oferece auxílio para a população, atendendo a necessidades diversas, como orientações jurídicas, e encaminhamento para outros órgãos públicos.

O Cejusc de Salinas funcionará ao lado do prédio do fórum (Praça João Pessoa, 5, Centro), e contará com equipe composta por um servidor e dois estagiários. A novidade ajudará a população a enfrentar problemas cotidianos de maneira rápida, simples, acessível e gratuita.

O objetivo é a aproximação com o cidadão, que ganha espaço para apresentar seu problema e buscar uma conciliação, evitando novas ações judiciais por meio da política de pacificação.

O juiz Irany Laraia Neto, diretor da comarca, enfatiza que a instalação do Cejusc representa uma grande conquista para o jurisdicionado e mais um passo para a garantia da prestação jurisdicional com qualidade, eficiência e presteza.

Atualmente, a Comarca de Salinas possui acervo de 8 mil processos, com distribuição média mensal de aproximadamente 400 processos.

O foco do Cejusc é a resolução pacífica de conflitos através da conciliação e da mediação, de forma pré-processual e processual, e de orientação ao cidadão, com o fornecimento de informações precisas para a solução dos problemas”, afirma Dr Irany.

Comentários