Mulher que desviava recursos de abrigo foi presa

Ela apropriava de recursos destinados às crianças em situação de risco

Na sexta (25/10) uma operação policial cumpriu mandado de prisão contra uma mulher suspeita de peculato. Ela foi identificada apenas com as iniciais M.S.F, 37 anos, mas popularmente é conhecida como Solange. Conforme as investigações, a mulher é funcionária da Prefeitura de Salinas e trabalhava em um abrigo que possuía a guarda de crianças e adolescentes em situação de risco, por isso fazia a gestão dos recursos recebidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As suspeita de desvios de recursos foi denunciada pela Secretaria de Assistência Social, diante da divergência entre os valores recebidos no abrigo e os valores gastos com os menores acolhidos. A suspeita é de que a mulher estaria apropriando de parte dos recursos destinados à manutenção das crianças, que, geralmente são vítimas de abusos ou filhos de detentos.

Ainda conforme as investigações, pelo menos três vítimas foram identificadas, com prejuízos estimados de aproximadamente R$ 30 mil, além de alguns bens materiais que eram doados aos acolhidos e desviados pela suspeita. Os desvios teriam sido iniciados em setembro de 2017.

Na casa da suspeita foram apreendidos envelopes usados em depósitos bancários em nome dela, além de cartões de banco e uma agenda com anotações de movimentações financeiras.

Antes de ser presa, a servidora já havia sido demitida da Secretaria de Assistência Social, pois havia apresentado uma prestação de contas falsa e omitido planilha de gastos. Com isso, foi afastada do cargo e posteriormente demitida por meio de procedimento administrativo.

Agora, a mulher poderá responder três vezes pelo crime de peculato, que é a apropriação de recursos públicos. A pena pode chegar a 12 anos de prisão. Ela foi encaminhada para presídio de Rio Pardo de Minas.

Comentários