Salinas e Taiobeiras recebem recursos para incentivar vacinação

Objetivo é ampliar o controle de surtos e a transmissão do sarampo

Os 86 municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados com o repasse de recurso para que possam reforçar ações e medidas locais, no âmbito da atenção primária e da vigilância em saúde, voltadas à ampliação da cobertura vacinal da população. Os recursos, provenientes do Ministério da Saúde, estão previstos na Portaria 2.722 publicada na quarta (16/10), no Diário Oficial da União – (DOU).

Dentre os municípios beneficiados estão Salinas e Taiobeiras, que integram a lista dos que mais estão recebendo recursos: R$ 41.494,00 e R$ 33.576,00 respectivamente.

O incentivo financeiro objetiva ampliar o controle de surtos e a interrupção da transmissão do sarampo e outras doenças possíveis de serem prevenidas por meio da imunização. Para serem beneficiados com o reforço financeiro, os municípios precisam cumprir duas metas: alcançar 95% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral, que previne sarampo, rubéola e caxumba, em crianças de 12 meses de idade; e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) e ao Ministério da Saúde.

O incentivo para os municípios que cumprirem as metas será transferido diretamente pelo Fundo Nacional de Saúde - (FNS) aos fundos de saúde dos municípios.

Comentários