Associação de vereadores vai lutar contra extinção de pequenos municípios

Ideia inicial é aprovar "Moção de Repúdio" em todos os municípios ameaçados 

Os vereadores do Norte de Minas, por meio da Associação dos Vereadores e das Câmaras Municipais da Área Mineira da Sudene (Avams), decidiram se mobilizarem para evitar a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição 188/2019, apresentada pelo governo Bolsonaro, que pretende extinguir os municípios com menos de 5 mil habitantes que não apresentem pelo menos 10% de arrecadação própria para cobrir as suas despesas.

A Avams anunciou que durante reunião com os vereadores de 12 municípios que correm risco de ser extintos, ficou aprovada a proposta de ser realizada a mobilização com os 32 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que correm risco.

O presidente da entidade, vereador Daniel Dias, explicou que cada Câmara Municipal aprovará uma Moção de Repúdio, a ser encaminhada a cada deputado federal de Minas Gerais, pedindo para votar contra o projeto. Essa mesma mobilização será feita com os municípios mães, que receberiam o município extinto. Por fim, a Avams participará de todos os atos realizados pelos prefeitos do Norte de Minas.

No Norte de Minas, 32 municípios estão ameaçados de extinção caso a PEC seja aprovada no Congresso: Augusto de Lima, Berizal, Campo Azul, Catuti, Couto do Magalhães de Minas, Dom Bosco, Felício dos Santos, Fronteiras de Minas, Glaucilândia, Guaraciama, Joaquim Felício, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Leme do Prado, Miravânia, Monjolos, Morro da Garça, Natalândia, Ponto Chique, Presidente Juscelino, Presidente Kubistchek, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, Santo Hipólito, São Gonçalo do Rio Preto, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Senador Modestino Gonçalves, Serranópolis de Minas e Uruana de Minas.

Comentários