Prefeitos dizem que projeto do Governo Bolsonaro seria retrocesso

Prefeita Aline, de Santa Cruz de Salinas e prefeito João Carlos, de Berizal

Pelo menos 16 cidades do Norte de Minas podem sumir do mapa se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, entregue pelo governo ao Senado na última terça (05/11), for aprovada. O projeto prevê que cidades com menos de 5 mil habitantes – com base no Censo 2020 – e arrecadação própria inferior a 10% da receita total sejam incorporadas por municípios vizinhos a partir de janeiro de 2025.

Atualmente, Minas Gerais é o Estado brasileiro com maior número de municípios, e a proposta faria com que perdesse até 231 das 853 cidades, segundo o IBGE.

O Norte de Minas pode perder os municípios: Berizal, Campo Azul, Catuti, Glaucilândia, Guaraciama, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Miravânia, Ponto Chique, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, São João do Pacuí e Serranópolis de Minas. Já o município de Vargem Grande do Rio Pardo está no limite, pois conforme o IBGE possui 5007 habitantes.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) reflete o sentimento dos prefeitos. “Trata-se de uma proposta inviável. Os municípios não foram ouvidos e as entidades municipalistas sequer foram consultadas. É uma mudança drástica vinda de cima para baixo”, lamenta o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, presidente da AMM. “Tem município com menos de 3 mil habitantes muito mais bem gerido do que o próprio governo federal”, provocou.

A prefeita de Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira (PPS) declarou à Imprensa que a possibilidade de retrocesso é questionada. “Paras as cidades emancipadas há pouco mais de 20 anos, significa voltar a ser escravos de grandes centros. A emancipação foi uma luta muito grande, de muito desgaste”, disse a prefeita.

O prefeito de Berizal, João Carlos (PTB), também declarou que o projeto de Bolsonaro seria um grande retrocesso. “Todos os municípios que foram emancipados tiveram muitos avanços. Esse projeto é uma grande injustiça com o povo, pois voltaríamos a ser um distrito”, disse João Carlos, lembrando que faltam 265 habitantes, segundo o IBGE, para que Berizal atinja a meta de 5 mil habitantes.

Comentários

  1. Realmente vejo que está proposta seria um retrocesso para pequenos município. A emancipação de cada um deles foi um processo árduo e de muita luta. No caso especifico de Santa Cruz de Salinas, gostaria muito que a prefeita Aline refletisse que essa proposta foi elaborada com base em administrações e gestões onde imperou a corrupção e desvio de dinheiro público. No entanto prefeitos como o Sr. Albertino Teixeira (seu pai) são um dos maiores motivos de tal proposta. infelizmente vivemos em um país que reina a impunidade, e quem paga é o povo.

    ResponderExcluir
  2. Bem feito. Não apoiaram o Bozo? Agora faz aminha com a mão.

    ResponderExcluir
  3. A prefeita Aline defende seu bolso e o bolso do seu pai que o que tem hj, veio de onde mesmo???
    A maioria vêem esses pequenos municípios, como forma de enriquecer e como curral eleitoral.

    ResponderExcluir
  4. Acabar com as cidades na minha opinião não seria uma boa solução, mas acabar com o cargo de vice prefeito, reduzir ao minimo a quantidade de vereadores já desonerava muito as prefeituras. A cidade da prefeita Aline por exemplo, acho que uns três vereadores já seria mais do que suficiente. Além do cabide de emprego que a maioria dos prefeitos usam, criam secretarias para tudo com um único objetivo empregar os amigos. Reforma politica já!

    ResponderExcluir
  5. Está de parabéns essa redução de municípios com população inferior a 5 mil habitantes e que não geram 10% da sua renda. Além da redução dos gastos com políticos (Prefeitos, Vice-prefeitos e vereadores), cargos comissionados e os famosos cabides de empregos que predominam nas cidades "pequenas". Com essa redução, o governo poderá investir essa economia em saúde, educação e segurança, continuando assim dando assistência aos municípios que serão reduzidos. Quem está nervoso é quem vai perder a mamata!

    ResponderExcluir
  6. vai acabar a mamata dos parente do prefeito de berizal... que sofre ... e os politicos tudo fanfarão.

    ResponderExcluir
  7. Retrocesso vai ser pra quem vai perder seus altos salários sem fazer nada,como vereadores,vice-prefeito, etc,etc......

    ResponderExcluir
  8. Retrocesso? Pequenas cidades são máquinas de enriquecimento. Não crescem, não evoluem, mas sempre deixam prefeitos e vereadores ricos! As pequenas cidades já são dependentes das cidades vizinhas, logo não justifica injetar no bolso dos "administradores".

    ResponderExcluir

Postar um comentário