Barragem de Berizal... Por um jovem sertanejo...

*Por Zonete Alves Mendes.

Em meados de 1996 fui a um encontro festivo ver as autoridades anunciarem recursos para a construção
de uma grande barragem de perenização no rio Pardo, bem no município de Berizal.

Um alvoroço tomou conta da região e os sonhos brotaram nas faces das pessoas; nas cidades, nos povoados, nos clubes e botecos, nas comunidades rurais, a conversa foi a mesma por muito tempo.

Obras iniciadas no ano seguinte e em clima de briga entre irmãos, uns contra, outros a favor... anda, para, para, anda, e, para desesperança de quem sepultou seus sonhos no leito seco do Pardo, a juventude e projetos bem elaborados, foram literalmente estraçalhados e jogados no lixo da vida e da história.

Vinte e seis anos depois tudo mudou em tudo quanto é canto, menos no amontoado de concreto armado como vertedouro dos sonhos da região. 26 anos atestando a incompetência de administradores, a mediocridade de políticos, a vaidade de órgãos de fiscalização e a frouxidão dos mais afetados pela inércia geral, o sertanejo dessas paragens.

E então eu fiquei velho, meus sonhos não me movem mais, meu repúdio aumentou insuportavelmente e a decepção me adoece. Tudo está como antes, menos eu! Me vejo inservível – só para votar que não; decepcionado e indignado com o que me remete a pensar como anda a atuação política para o desenvolvimento da região.

Tudo está como antes, nada mais se fez, repito: por pura incompetência administrativa, pura mediocridade política e pura inservência dos órgãos de controle, além da frouxidão do povo, treinado e acostumado com a ração de sobrevivência oferecida de eleição em eleição.

Cidades sem água para beber, administradores ocupados com o mínimo e eu... aqui indignado e sem forças. Apenas choro por que tantos votos eu votei, em sem servenças para nos governar.

Eu sou o jovem que sonhou, ficou velho e seu sonho não se realizou. Eu sou o irresponsável que elegeu tantos incompetentes e descompromissados comigo e com minha gente. Eu moro em Salinas e queria muito ver meu gerais produzindo em abundância, comida, riquezas, alimentar a história dos sonhos de tantos jovens que foram embora e não vão mais voltar.

Alô todo mundo! Tem mineradoras chinesas e outras se aportando por aí! Tem mineração australiana, canadense se instalando por aí! Tem estrada de ferro para transportar uns e outros e tantos mais por aí! E tem vaidades e vaidades para atrapalhar ao que realmente importa cumprindo o seu quefazer.

Os.: os jovens que não voltam mais, foram embora porque os donos do poder não quiseram produzir água pra eles beberem; aqui ficamos só nós.

*Zonete é servidor público, lotado na Assessoria de
Comunicação da Prefeitura de Salinas.

A Barragem de Berizal, paralisada há 26 anos por falta de licenciamento, foi orçada em R$ 347 milhões. Cerca de 35% da obra foram executados, com gastos em torno de R$ 40 milhões.

Comentários

  1. Nossa que texto! Mas falou tudo pura verdade. E os sonhos se vão as pessoas se vão e o paredão continua lá do mesmo jeito. Como disse pura incompetência, e assim vão continuando as perguntas. Será que veremos essa barragem?

    ResponderExcluir
  2. Descaso com o Alto Rio Pardo, falta de Deputados com desvios e corrupção naquela época por prefeitos envolvidos. Nunca preocuparam com o futuro da região.

    ResponderExcluir
  3. O nosso país não tem jeito. E uma pena😪😪

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente estamos a mexer de políticos corruptos,gente mesquinha,enquanto isso a seca nos assola.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu relato.

    Um dia quando não houver mais solução talvez o povo acorde pra aprender a lutar de verdade.

    ResponderExcluir
  6. O PT de Taiobeiras foi quem mais lutou para TRAVAR essa obra.

    ResponderExcluir
  7. A barragem de Berizal, só e lembrada nas capanhas politicas so enganação.

    ResponderExcluir
  8. Para a maioria dos políticos que aí estão, não é interessante ver o povo se desenvolver e ficar independente, para eles é melhor um povo fraco e dependente das migalhas que eles oferecem e o povo que também se acostumou com as migalhas e não quer mais ser indei!

    ResponderExcluir
  9. Com esse PT que não sairá msm , eles gostam de miséria migalhas ! Se por um acaso acontece seríamos uma regiao riquíssima super produtiva ! Mais o PT tá aí pra travar mais uma vez se der único !

    ResponderExcluir
  10. Mais corrupto são o povo que tá cansado de sofrer ainda coloca bandido no poder

    ResponderExcluir

Postar um comentário