Recém nascido ê salvo de engasgamento


Socorristas da base de São João do Paraíso conseguiram desengasgar uma criança de apenas 23 dias (foto) no povoado de Boa Sorte, distante aproximadamente 20km da sede do município. A bebê dormia na cama, após ter sido amamentada, quando a mãe percebeu que a mesma havia vomitado e estava desacordada.

A família solicitou o socorro ao SAMU e, enquanto uma equipe de profissionais se deslocava para a ocorrência, o médico regulador orientava por telefone a solicitante a prestar os primeiros socorros à criança. Apesar da forte chuva que caía e da dificuldade em percorrer a estrada de terra, devido à lama, os profissionais chegaram rapidamente ao local e assumiram a pequena paciente que já estava em parada cardiorrespiratória.

Imediatamente, foram realizadas as manobras de Heimlich, que são técnicas utilizadas para a desobstrução de vias aéreas, e a criança expeliu um pouco de secreção, mas continuava ainda sem reação. A equipe iniciou o transporte da menina para o hospital e prosseguiu com os procedimentos dentro da ambulância, já que a criança respirava com dificuldade.

Foi realizada a aspiração das vias aéreas, o que estimulou a criança a tossir e voltou um pouco mais de secreção, foi quando o bebê abriu os olhos e começou reagir. “Foi uma correria, viu! Mas graças a Deus deu tudo certo! Quando a gente chegou ao local, ela não estava com saturação, sem sinais vitais e, quando chegamos no hospital, depois das manobras, aspirando, colocando o oxigênio na criança, fazendo as compressões pra ela retornar, ela já estava saturando 99%. Um pouco chorosa, mas ativa!”, contou o técnico em enfermagem Gilson Silva que ficou feliz e emocionado com o êxito obtido na ocorrência.

Comentários

Postar um comentário