IFNMG vai cobrar comprovante de vacinação para entrar em suas dependências

Medida para proteger a comunidade escolar passa a valer no próximo dia 15

A partir do dia 15 de fevereiro, alunos, servidores e visitantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) só poderão ingressar nas unidades se estiverem vacinados contra a covid-19. Todos deverão comprovar esquema vacinal completo, vacina de duas doses ou dose única, de acordo com calendário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19.

Será aceito ingresso daqueles que estejam em atraso com o esquema vacinal, mas que tenham recebido a primeira dose da vacina, sendo obrigatório a partir de então completar o esquema vacinal.

Aqueles que possuírem contraindicação para vacinação ou que optaram por não se vacinar, precisam apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para covid-19 realizados nas últimas 72 horas para ingressar nas dependências do Instituto Federal.

A exigência foi debatida e aprovada na reunião do Conselho Superior (Consup) do IFNMG no último dia 04, e consta na Resolução Consup nº 217, de 7 de fevereiro de 2022.

Estudantes deverão comprovar anexando os documentos no sistema acadêmico Cajuí. Os servidores deverão enviar via processo no SEI para a chefia imediata. Estagiários e bolsistas devem apresentar a documentação para a chefia imediata. Os colaboradores terceirizados irão comprovar por meio das empresas às quais estão vinculados. E o público em geral deverá apresentar na portaria o comprovante de vacinação (impresso ou digital) ou o teste negativo colhido nas últimas 72 horas.

Estudantes, servidores e visitantes que não estiverem vacinados ou que não apresentarem o teste negativo não poderão ingressar no IFNMG e, portanto, irão levar falta. Assim, os estudantes estarão sujeitos à reprovação e os servidores estarão sujeitos a penalidades nos termos da Lei nº 8.112/1990.

Estudante que apresentar atestado médico ou declaração que contraindica a vacinação contra a covid-19 poderá solicitar regime de tratamento excepcional. O servidor nesta situação poderá ter a prerrogativa do trabalho remoto.

A decisão tem por base, dentre outras considerações, a decisão do Supremo Tribunal Federal, expressa em liminar na ADPF nº 756/DF, de que “as instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer sua autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação, com fulcro no art. 3º, III, d, da Lei 13.979/2020. Além disso, os direitos à vida e à saúde, contemplados nos art. 5º e 6º da Constituição do Brasil, devem prevalecer em relação à liberdade de consciência e de convicção filosófica individual.

Comentários

  1. devagarzinho os negacionistas vão sendo jogados pra escanteio kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Deus pra ter piedade de vc Rayane, com esse espírito esquerdista e egoísta, acorda pra vida, estão querendo implantar na sociedade uma ditadura da vacina e vc ainda faz deboche com essa situação, ainda bem que o fim dos tempos já está próximo. Sua fraca de ideias e espírito!!

      Excluir
    2. Rayane, você estar certa, como pode muitas pessoas ficarem invocadas tanto com esse negacionista do Bolsonaro, sendo que até agora o próprio governo dele errou quase 100% desde quando iniciou até hoje. Fez diversos ataques a Ciência, a impressa, ao País e as comunidades internacionais, atrasou demais de comprar as vacinas e de distribuir as vacinas quando o povo já estava precisando demais pois também já tinham muitas pessoas que estavam morrendo e esse negacionista varias vezes amenizando as mortes e negando de manter acordo com os países de fora pela compra das vacinas. Mandou repórter ao vivo pra todo Brasil e o mundo, a calar a boca, deixou que os preços dos produtos subissem demais etc. Em Janeiro do ano vem, esse negacionista vai ter que entregar a faixa de presidente para Lula e espero ansiosamente por esse momento, que será histórico e muito benéfico para o País. Lula roubou, errou, cumpriu sua pena como deveria e reconheceu seus erros.Daí por tudo de bom, que ele já fez pelo País merece o nosso voto e consideração

      Excluir
  2. Bando de otários petistas querendo aparecer a vacina está aí para todos agora vacina quem quer será que eles se responsabilizaram por eventuais efeito colaterais graves podendo levar até a óbito as pessoas que se vacinaram.São o resto de comunistas doutrinados pelo PT. Como disse Zagalo ,vão ter que nos engolir.Bolsonaro 2022 na cabeça.Chora PTzada

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, o mais certo seria exigir que qualquer pessoa entre na instituição mostrando o cartão vacinação com duas doses já tomadas do que liberar a entrada daqueles que tomaram até então, uma dose só da vacina pois quem tomou apenas uma dose pode transmitir mais partículas virais do que aqueles que já tomaram duas doses, e ainda que quem tomou apenas uma dose até agora, tem mais chances de pegar o vírus do que aqueles que já estão com a vacinação completa.Então, não é muito seguro deixar que pessoas vacinadas com apenas uma dose entre na instituição. Dentro da instituição tem que ser obrigatório também, o uso de máscaras por parte de todos, o uso de álcool em gel e o distanciamento entre alunos e professores com uma quantidade minima possível de alunos em cada sala

    ResponderExcluir
  4. Do que adianta fazer todo esse show, sendo que na rua e outros locais não se cuidam, vão pra rua, festas, bares, aglomerações... Isso é coisa pra inglês vê né!? Vamos parar de hipocrisia, estamos no Brasil. Primeiro lugar educação, uma população educada e bem instruída, não teria essa dificuldade para tal responsabilidade. Ou todo mundo faz sua parte ou então vamos continuar enxugando gelo.

    ResponderExcluir
  5. Quem vota e defende Lula não é o pobre e sim o ignorante que não tem vergonha na cara para apoiar um ex presidiário que investiu tanto dinheiro em Cuba,Angola , Venezuela enquanto os Brasileiros passavam fome.São pessoas inescrupulosas que acham bonito chamar quem morreu por todos nós de gay (Jesus) .Vcs petistas são doentes e cegos preferem dar dinheiro para artistas mamadores da lei rounanet e essa imprensa podre do que ajudar quem realmente necessita.Vão ter que engolir o choro,aceita que dói menos .PT nunca mais Bolsonaro 2022 na cabeça

    ResponderExcluir

Postar um comentário