Professores de Montezuma cobram piso salarial
Eles protestam contra o prefeito Ivan Vieira, que não paga o piso salarial desde 2023. |
Na
tarde desta terça (09/07) professores da rede municipal de Montezuma foram para
a Praça José Batista, centro da cidade, protestar contra a recusa do prefeito
Ivan Vieira em pagar o piso salarial da classe, que já é lei regulamentada em
todo o Brasil.
Conforme Rosânia Antunes, da Comissão dos Professores, desde o ano de 2023 que o prefeito de Montezuma se nega a pagar o piso salarial, sempre com diferentes desculpas. “Primeiro ele alega que não tem recurso, depois alega que o caso está na justiça e agora fala que não pode pagar por que é período eleitoral, enquanto isso, todos nós estamos no prejuízo”, disse a professora em entrevista à Folha Regional.
Em 2023, o Sindicato que representa a classe impetrou ação na justiça e obteve sentença favorável, mas o prefeito Ivan Vieira recorreu da sentença para ganhar tempo.
Conforme cálculo dos próprios professores, cada um deles está perdendo média de R$ 400,00 por mês. O acumulado desde 2023 já chega à R$ 8 mil.
Montezuma
tem 54 professores efetivos na rede municipal e outros 80 professores
contratados. Muitos não participam do protesto por medo de represálias. Como o
caso está judicializado, a qualquer momento a administração será obrigada a
cumprir a lei.
De acordo
com o Ministério da Educação, o piso é definido pelo governo federal, mas os
municípios precisam oficializar o novo valor por meio de uma norma
própria. No caso de Montezuma, o projeto ainda não foi levado ao plenário
da Câmara para ser apreciado.
O piso
vale para todos os profissionais do magistério da educação básica, que inclui
os professores e os profissionais que desempenham atividades de suporte
pedagógico à docência, como direção, planejamento, inspeção, supervisão,
orientação e coordenação educacionais.
Na Câmara dos Deputados está tramitando o Projeto de Lei 961/2023, que classifica como ato de improbidade administrativa do prefeito o descumprimento de normas que regulamentam o piso salarial profissional. O texto está aguardando parecer na Comissão de Administração da Câmara.
UM GRANDE DESRESPEITO AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.
ResponderExcluirENQUANTO O SENHOR PREFEITO REAJUSTA O SALÁRIO DELE OS DEMAIS FICAM NO PREJUÍZO DESDE O ANO PASSADO. UMA VERGONHA PARA O MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE SABENDO QUE TODOS OS MUNICÍPIOS VIZINHOS JÁ FIZERAM CUMPRIR A LEI.
Isso é porque aumentaram o salário do prefeito,vereadores e secretários aí se pagar os professores vai faltar no salário deles, aí é complicado em.. ainda tem gente que fala que eo melhor prefeito que já teve em montezuma
ExcluirAlô prefeito, paga os professores o que é de direito. Isso não é esmola não.
ResponderExcluirOs professores de Montezuma recebem o piso acima da média nacional, isso é apenas picuinha política em ano eleitoral, como pode ver ma imagem, são apenas 6 dúzia de gatos pingados que não tem o que fazer.
ResponderExcluirVocê está querendo aparecer. Se é tão conhecedor, vá lá no portal da transparência e veja você mesmo o contracheque dos professores aproveita e dá uma olhadinha
Excluirnos contracheques de demais servidores, tem muito mais profissionais com o salário defasado.
A PROPÓSITO, TAL COMENTÁRIO ME LEVA A REFLETIR QUE O ANÔNIMO NÃO ENTENDE DE LEI. INCLUSIVE AO FALAR DO SEU DESRESPEITO À CLASSE, QUE TAL SE INFORMAR MELHOR? INCLUSIVE, PELO QUE VI, SUBSTITUÍRAM PROFESSORES EM MEIO À UMA PARALISAÇÃO É ISSO MESMO? ISSO É CONSIDERADO UM CRIME.
ExcluirABRE O OLHO, POPULAÇÃO. MAIS UMA VEZ HÁ "CIDADÃOS DE BEM" QUERENDO LUDIBRIAR VOCÊS, OMITIR A VERDADE DA POPULAÇÃO, A TROCO DE LIKES NA INTERNET, OU VOTOS PARA CONTINUAR MAMANDO NOS PEITOS DA CABRITINHA. DIFERENTE DA CLASSE QUE FORAM PARA AS RUAS , EMBORA POUCOS, MAS REPRESENTANDO CERCA DE 32 EFETIVOS.(MAIS DA METADE DO QUADRO). DIFERENTE DE VOCÊ, QUE CERTAMENTE OCUPA UM CARGO TEMPORÁRIO E TEM QUE PUXAR SACO DE QUEM ESTÁ POR CIMA DA CARNIÇA PARA GARANTIR O EMPREGO OU QUEM SABE, ALGO A MAIS, NÃO É!?
#ACORDAMONTEZUMA
#RESPEITEOSPROFESSORES
!
ResponderExcluirExcelente matéria...
ResponderExcluirCobrando o piso salarial com uma JBL dessa, esses aí nem tem vergonha na cara kkkkkkkk
ResponderExcluirO que se compra com o suor do trabalho não diz respeito, poderia ser um Mega Som. Pelo menos não estão tirando o direito dos outros assim como é tirado o direito deles não pagando o piso salarial. Paga os professores Prefeito! Deixa de enrolação.
ExcluirCOMO É BOM SER RESPEITADO, TER INDOLE, SER RESPONSÁVEL COM OS BENS ALHEIOS, ASSIM, OS DEMAIS PARCEIROS PODEM EMPRESTAR UMA JBL DESSAS PARA JUNTOS LUTAR PELO QUE É JUSTO. PENA QUE NÃO PODEMOS FALAR ISSO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO. POIS NAO VEM SENDO RESPONSÁVEL COM O DINHEIRO PÚBLICO E COM OS SERVIDORES. O QUE É UMA JBL PERTO DISSO BABY? LUGAR DE QUADRILHA É MESMO NOS ESCOMBROS. #SEMANCA.
ExcluirOS PROFESSORES DE MONTEZUMA LUTAM PELOS DIREITOS DO PISO SALARIAL DESDE 2023 SEM SUCESSO, PORQUE AQUELES QUE MANIPULAM O PREFEITO NÃO DEIXAM ELE FAZER O REAJUSTE PARA COMPRAR VOTOS COM EMPREGOS PAGANDO COM O FUNDEB.
ResponderExcluirReunião na calada para aprovar aumento dos salários de vereador e prefeito foi feita aqui em Montezuma-MG. E ficam todos quietinhos! Um aumento absurdo.
ExcluirMeu Deus! Quem não respeita o professor é melhor ficar quieto. Isso tudo é quem não entende da lei.
ResponderExcluirQuem tem dúvidas da verdade que aí foi publicada. Vá ao portal da transparência e veja por si só o contracheque dos professores e de outros servidores que estambem estão com salário em defasagem. Aproveita e vê os gastos absurdos do município nessa gestão assim não consegue pagar piso mesmo.
ResponderExcluirÉ de indignar, de como o prefeito de Montezuma vem tratando os professores ,em que desrespeito ao salário. Toda profissão depende de passar por um professor . Será que o senhor prefeito não foi à escola? Por Isso, senhor prefeito, coloca a mão na consciência e paga o salário do professor. Só assim o senhor prefeito ficará livre de perturbação
ResponderExcluir