Arrombamentos preocupam comerciantes de Taiobeiras

Último arrombamento ocorreu no dia 16, na Rua Rio Pardo
Os comerciantes de Taiobeiras estão manifestando grande preocupação com os arrombamentos, furtos e assaltos. Um grupo cogita a contratação de segurança particular e até fechamento dos comércios por um dia em forma de protesto. “Precisamos unir todas as forças e solucionar o problema, pois a situação está muito complicada”, disse Helder Araújo, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), durante reunião com o comando da Polícia Militar.

O Tenente Alan, da Polícia Militar de Taiobeiras, em reunião com os comerciantes, ressaltou que está fazendo o possível pela segurança pública, prova disso é a média de 400 ocorrências por mês na cidade. “Em dezembro os problemas eram os homicídios, em janeiro os arrombamentos. Os criminosos são ágeis e o efetivo da PM disponível na cidade está trabalhando no limite”, explicou o Tenente, lembrando que as providências prometidas em recentes reuniões das autoridades não foram cumpridas, como o projeto ‘Olho Vivo’, implantação do Centro de Reabilitação de Menores e a construção de cela especial para menores infratores.

Os comerciantes debateram também a inoperância da Polícia Civil de Taiobeiras, que não consegue desvendar os casos, acumulando muitos homicídios sem apurações e falta de investigações dos furtos e assaltos.

No último dia 18, a diretoria da ACE esteve reunida, com portas fechadas, com o delegado Alessandro da Silva, mas o conteúdo da reunião não foi divulgado.

Como solução para os problemas, a Polícia Militar projeta a criação da Rede de Comerciantes Protegidos, fechamento dos comércios com portas de aço ao invés de vitrines e intensificação do patrulhamento na área comercial.

Crianças no crime

É de assustar a situação da juventude de Taiobeiras. A cada dia a Polícia Militar se surpreende com a quantidade de crianças e jovens envolvidos com o mundo do crime. No arrombamento da loja ‘Xica Bakana’, por exemplo, a Guarnição Tático Móvel da Polícia Militar flagrou três crianças após destruição na boutique, uma delas tem apenas 10 anos e, sequer, pode andar na viatura, as outras duas tem 12 anos, inclusive com várias passagens pela polícia.

Os militares não descartam a possibilidade de essas crianças estarem envolvidas na dezena de arrombamentos que ocorreram na cidade.

Comentários

  1. De tanto entrar e sair da delegacia e nada acontecer em dezenas de ocorrências registradas com apreensões de menores, eles evoluíram, agora só furtam em lojas de grandes grifes, numa semana os 03 menores foram flagrados por furto numa ótica, ocasião furtaram 03 óculos da Mormaii, na outra semana foram flagrados com dezenas de roupas de grife furtadas na Xica. O pior disso tudo é que eles continuam furtando.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS aos nossos representantes no Congresso Nacional, que a cada dia que passa dão mais proteção aos criminosos, principalmente para os aprendizes. Interessante que lei previdenciária permite na condição de aprendiz depois dos 14 anos, já o ECA (é uma "eca" mesmo, Estatuto da Criança e do Adolescente), não impõe limite para o crime. E nesse ano tem eleição e vamos continuar a eleger esses que estão lá, fazendo tudo isso. E o cidadão de bem, fica a mercê da impunidade, injustiça e de toda essa vagabundagem que está o país.

    ResponderExcluir
  3. CONFUSÃO E DESORDEM
    É lamentável e preocupante a questão de segurança pública em nossa Taiobeiras, não podemos deixar que a criminalidade ganhe proporções ainda maiores que nos últimos anos. É preciso que toda a sociedade se mobilize, pois não sabemos quem será a próxima vítima; as autoridades públicas fingem não enxergar o “problema”, pois temem não encontrar solução.
    As policias Civil e Militar que são instituições que lidam diretamente com a criminalidade vêm demonstrando nos últimos anos as suas fragilidades e pior ainda tentam ”maquiar” índices de criminalidade que são passados para a população em audiências públicas na tentativa de tranquilizá-la. Se a questão da segurança pública é um problema de todos, as autoridades deveriam trabalhar em conjunto e esquecer o jogo de vaidades.
    Com a estruturada Policia Militar é possível sim um aumento no número de policiais no patrulhamento diário, pois a prevenção faz parte de um processo que irá com certeza diminuir o índice de criminalidade nesta cidade.
    Na Policia Civil vejo a situação ainda mais complexa, o delegado titular desta comarca parece não ter um bom relacionamento profissional com os investigadores,o que parece dificultar a execução de trabalhos, onde investigações, quando iniciadas não são finalizadas;Inquéritos Policias que são “engavetados”. É obrigação da Polícia Civil investigar, isto é fato,e dar solução a um crime é uma consequência destas.
    Como finalizar investigações se esta autoridade pública pensa exclusivamente em sua comodidade, como por exemplo,usar um veículo não oficial,que foi cedido pelo poder judiciário desta comarca para que pudesse auxiliar nas investigações, e é usado de forma incorreta e vergonhosa no particular e o agravante é que é abastecido com combustível custeado pelo Estado que deveria ser usado em carros oficiais que ficam parados por falta deste.
    Quem já precisou emplacar e/ou vistoriar um veículo sabe a dificuldade encontrada, onde responsáveis por este setor, que não têm compromisso com o horário de expediente e antes mesmo do término já estão disponíveis para uma tranquila pescaria, além de assinar laudos de vistorias mesmo estando o veículo em outra cidade, liberando assim veículos sem as mínimas condições de circulação e o pior ainda é que cobram por estes serviços, que já estão inclusos nas taxas do “Estado” e ninguém toma providências.
    É frequente ouvirmos servidores desta instituição questionar sobre ‘’diárias’’ que é um direito quando estes viajam em serviço para outra cidade,questionamento este é que a verba é disponibilizada pela Policia Civil e que raramente são distribuídas de forma correta.O que dizer de alguns integrantes da Delegacia de Polícia Civil desta comarca que se quer viajam e recebem com frequência este benefício.
    Como pode ter dias específicos para liberação de veículos se as taxas exigidas pelo Estado são quitadas diariamente? Como é possível um pátio de veículos que está prestes a ser credenciado pelo DETRAN ter motocicletas furtadas? Quais são as influências indiretas de despachantes na quantidade de documentos de veículos que são assinados?E providências não são tomadas...
    Infelizmente estas são as verdades que envergonham além de denegrirem a imagem da nossa Taiobeiras, mas poderão servir de incentivo para que a sociedade taiobeirense cobre das autoridades públicas compromisso com os cargos que assumiram... Isso mostra a total falta de respeito com o cidadão.
    É um direito do cidadão contribuinte exigir os seus direitos e jamais deixar que uma minoria monopolize um setor público que pensam ser privado.
    “Caro cidadão taiobeirense acredito que seja de grande importância que estas informações sejam divulgadas a toda população, pois é nosso direito exigir mudanças, se você continuar de “braços cruzados” estará contribuindo para o agravamento da situação”... Assumam o seu direito de cidadão e comece hoje mesmo a exigir mudanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pior que todos ficam empurrando com a barriga, e nada se resolvem, mas deixa um cidadao do bem fazer algo parecido, alem de preso eles bacam de herois.

      Excluir
    2. Uá já vi mesmo que isso não vai ser Resolvido mesmo é só Botar a Porta de Aço por fora e pronto!

      Excluir

Postar um comentário