Samu cria cápsula para transportar pacientes com suspeita de Covid

Protótipo estão em fase de testes

Profissionais do SAMU no Norte de Minas, em parceria com especialistas em engenharia e biologia, estão trabalhando em um protótipo de cápsula de isolamento para transporte de pacientes com suspeita de coronavírus. 

O equipamento consiste em uma estrutura que se acopla à maca e que é composta por uma espécie de grade de alumínio removível, revestida com plástico e dotada de um filtro e um exaustor bacteriológico com acessos para passagem dos cabos dos equipamentos e dutos para respiradores mecânicos.

 A intenção é proteger o paciente e ao mesmo tempo evitar contato dos profissionais com as secreções do doente durante o transporte, além de diminuir a carga viral dentro da ambulância. 

As equipes estão sendo treinadas, por meio de simulações, para avaliar a eficácia do protótipo, que é uma espécie de redoma, que possui também aberturas que dão acesso às mãos dos enfermeiros e médicos, além de dobradiças e encaixes para a retirada rápida da cápsula em caso de uma parada cardiorrespiratória. 

Segundo a direção do Samu, o desenvolvimento da cápsula de transporte e dos equipamentos que serão utilizados, contribuíra para proporcionar mais segurança aos profissionais ao mesmo tempo em que terá um custo reduzido de produção.

Comentários