Projeto “Cerâmica Vermelha” visa manter empregos
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Empresas que estão participando do projeto geram 1.000 empregos na região
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Por Cida Santana
A produção de tijolos, telhas e lajotas gera cerca de mil empregos diretos no Norte de Minas. Essa conquista é viabilizada pelo projeto Cerâmica Vermelha, realizado pelo Sebrae Minas, que envolve 18 empresários de 11 municípios da região: Montes Claros, Bocaiuva, Pirapora, Buritizeiro, Claro dos Poções, São Francisco, Itacarambi, Januária, Monte Azul, Espinosa e Taiobeiras.
O grupo pertence a um setor que esteve
aquecido por alguns anos devido ao boom da construção civil, mas que atualmente
enfrenta dificuldades para manter os negócios. Por isso busca o incremento das
vendas e a melhoria do negócio a partir das ações desenvolvidas no projeto.
O Sebrae auxilia os empresários por meio de
capacitação, cursos de gestão, orientação sobre fluxo de caixa e preços de
vendas, além de trabalho de marketing e consultoria financeira. Uma das
primeiras ações foi uma viagem técnica, realizada em agosto de 2016 a Campinas
(SP), onde o grupo participou do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica
Vermelha (Anicer). Na oportunidade, eles conheceram as novidades da área e
trocaram experiências para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no Norte de
Minas.
Um dos próximos passos para otimizar o
projeto será a realização de um curso na área de produção, com a contratação de
um consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O
profissional irá detectar o que pode ser melhorado no manuseio da argila, no
tempo de secagem dos tijolos e todas as questões que podem aumentar a qualidade
dos produtos e reduzir os custos de produção.
O empresário José Roberto Segura,
proprietário da Cerâmica Vila Cruz, de Taiobeiras, que produz tijolo, telha e
lajota e gera cerca de 50 empregos diretos acredita que as ações implementadas
irão contribuir para a recuperação do setor. “Estou gostando muito de
participar do projeto. As ações nos ajudam demais nas questões relativas ao
fluxo de caixa e preços de venda e também em viagens, que nos possibilitam
adquirir novas experiências. Nesse momento de crise, é fundamental termos esse
apoio”, opina o empresário.
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