Homem é flagrado com 350 pássaros silvestres

Animais foram capturados em Taiobeiras e Berizal para serem vendidos em São Paulo

Na noite de terça (05/09) a Polícia Rodoviária Federal abordou um homem de 45 anos durante fiscalização de rotina no KM-514 da BR-251. Ao averiguar o veículo, os policiais depararam com 350 pássaros da fauna silvestre brasileira em situação de maus tratos.

Os pássaros estavam sendo transportados em 15 pequenas gaiolas no porta-malas de carro. Ao ser questionado, o infrator disse aos policiais ter comprado as aves nas cidades de Taiobeiras e Berizal, sendo que algumas terem vindo do município de Poções, no estado da Bahia. A maioria são das espécies trinca-ferro, azulão, canário e papa-capim.

A intenção do homem eram comercializar os pássaros em São Paulo, mas todos foram apreendidos para serem entregues ao Ibama. Ele teria comprado os pássaros por valores que variam entre R$ 5 e R$ 12 cada.

O motorista do carro também foi autuado por não ter carteira de habilitação. Ele se comprometeu a comparecer em juízo para responder ao processo criminal tipificado na Lei de Crimes Ambientais.

Comentários

  1. A polícia de meio ambiente tem que aumentar o efetivo policial, para fechar o cerco em toda região, fiscalizar carvoeiras, desmatamentos, pescas, caça predatória e etc.

    ResponderExcluir
  2. Essa prática de prender pássaros da fauna silvestre é muito comum em Taiobeiras, principalmente o canário chapinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário