Prefeituras têm até o dia 31 para aderirem ao Programa de Transporte Escolar
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Valor total repassado pelo Estado às prefeituras em
2016 está estimado em R$ 313 milhões
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A partir deste ano, o Estado repassará recursos
financeiros de forma direta para as prefeituras mineiras que realizam o
transporte escolar de estudantes da rede estadual de ensino que residem em
áreas rurais, ou seja, não haverá a necessidade de celebração de convênios.
Para receber o recurso referente ao transporte
escolar, as prefeituras devem se inscrever até o dia 31 de março no Programa
Estadual de Transporte Escolar (PTE). Em Minas Gerais, do total de 853
municípios, 848 têm direito ao transporte escolar, onde são atendidos 240.936
estudantes residentes na zona rural. O valor total repassado pelo Estado às
prefeituras em 2016 é de aproximadamente R$ 313 milhões.
O termo de adesão ao PTE terá vigência de um ano,
renovando-se automaticamente por iguais períodos. O valor do repasse será
transferido em dez parcelas iguais e sucessivas, entre março e novembro de cada
ano, em conta corrente específica aberta em instituição financeira oficial, a
ser indicada pelo município.
Até o momento, 406 prefeituras já assinaram o termo
de adesão. Àquelas que não aderirem ao Programa até o dia 31 de março não terão
o direito às parcelas retroativas. “O Programa de Transporte Escolar tem o
mérito de desburocratizar e agilizar o repasse dos recursos, implantando a
transferência direta entre o Estado e municípios. Neste momento, queremos
chamar a atenção dos prefeitos sobre a importância de aderir ao Programa até o
dia 31 de maço, para que as Prefeituras possam receber os recursos pelo serviço
que já foi prestado em fevereiro e março”, destaca o secretário-adjunto de
Educação, Carlão Pereira.
Os critérios de cálculo para definição do valor dos
recursos do PTE a serem repassados a cada município e a forma de execução do
programa serão estabelecidos em cada exercício. Para o cálculo será considerado
como principal fator, o número de alunos de educação básica da rede estadual
residentes em área rural que usam o transporte escolar.
Inscrição - O município interessado em participar deverá
inscrever-se mediante o preenchimento e assinatura do termo de adesão. O modelo
está disponível para download
neste link e, após o preenchimento, deverá ser enviado para o e-mail
sin.dise@educacao.mg.gov.br e a via original para a Diretoria de Suprimento
Escolar da Secretaria
de Estado de Educação.
SERÁ QUE KINCA NÃO VAI PERDER ESSA TAMBÉM
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