Procurador sobrevoa área de mineração e presencia protestos

Jarbas Soares deparou com protestos de geraizeiros contra a mineradora

O Procurador Geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, cumpriu agenda na região de Salinas e Padre Carvalho nesta quinta (08/07) para conhecer in loco a área onde a empresa Sul Americana de Metais pretende instalar um megaprojeto de mineração, abrangendo áreas de comunidades tradicionais geraizeiras nos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Josenópolis e Fruta de Leite.

Acompanhado do coordenador regional de Meio Ambiente do Ministério Público, Daniel Piavonelli, o procurador sobrevoou a região para ver de perto a situação, pois cabe ao Ministério Público acompanhar e emitir parecer sobre o licenciamento ambiental do projeto, que anuncia investimentos de 11 bilhões de dólares.

No último mês de maio, o Ministério Público de Minas Gerais fez um Termo de Compromisso com a SAM, que vem sendo intensamente criticado pelas comunidades atingidas, sob alegação de que não tiveram participação e não foram consultadas.

As comunidades denunciam que após o Termo de Compromisso, a SAM “retornou ao território e tem feito visitas domiciliares em plena pandemia, violando flagrantemente os dispositivos legais e as recomendações relativas às medidas de proteção das comunidades tradicionais em relação ao COVID-19”.

Durante a visita desta terça na área, o procurador Jarbas deparou com geraizeiros protestando contra a mineradora. Em nota, Dr. Jarbas declarou que a mineradora chinesa pretende construir dois lagos na região, um para atender o empreendimento e outro para a comunidade, além da barragem de rejeitos e a cava. “O licenciamento está a cargo do Governo do Estado”, disse o procurador, garantindo que o Ministério Público “sempre estará ao lado dos atingidos e acompanha com lupa o licenciamento, com os seus mitos e as verdades”.

O próprio procurador publicou fotos dos manifestantes em seu perfil no Facebook. Veja abaixo:

Geraizeiros repudiam presença da SAM nas comunidades

Comentários

  1. Mineração aqui não. Fora projeto de morte!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso só pode ser Militantes do PT que não aguentam ver o pais crescendo sem eles no poder.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que esses que estão protestando são aqueles que não querem ver o desenvolvimento da região, estão acostumados coma miséria ou estão sendo influenciados por outros, pior que isso são oq desmatamentos ilegal né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. miséria vai ter quando eles acabarem com a água da região e deixar
      só destruição.

      Excluir
  4. pelo menos vem progresso e desenvolvimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário