Sob protestos, vereadores de Taiobeiras aprovam municipalização de escolas

Mesmo com protestos, profissionais da Educação não foram ouvidos

A noite de terça, 06 de julho de 2021, ficará marcada na história do Poder Legislativo de Taiobeiras... Jamais se viu um polêmico e nebuloso Projeto de Lei ser aprovado “a toque de caixa”, sem o mínimo debate e sem oferecer a oportunidade dos atingidos se manifestarem.

Mais uma vez, o Poder Executivo de Taiobeiras transformou a Câmara Municipal em um puxadinho da prefeitura e conseguiu aprovar a municipalização das escolas estaduais Chaves Ribeiro e Dona Preta do jeito que ambicionou. Oito vereadores aprovaram o projeto sem qualquer emenda, melhoria ou debate, rigorosamente conforme preceituado pelo prefeito Denerval Cruz (PSDB).

Para ter êxito em seu escopo, o prefeito se agarrou no servilismo da vereadora Belinha, presidente da Câmara, que cumpriu duramente as consignações do Executivo, acelerando a tramitação do projeto, silenciando os profissionais da Educação e negando a realização de audiência pública, além de ignorar de forma truanesca dois pedidos de vista no projeto, feitos pelos vereadores Charles Arruda (PDT) e Valmir Ferreira (Podemos).

Notadamente a serviço dos interesses do Executivo, a vereadora Belinha proferiu diversas frases durante a reunião que chocaram os profissionais da Educação presentes, como: “Não vamos fazer audiência pública, é uma decisão minha”, “Se continuar manifestando, vou pedir que se retirem do plenário”, “Não concedo pedido de vista” e ainda ameaçou chamar a polícia.

Além de impor a votação do projeto a qualquer custo, a vereadora Belinha, visivelmente mal assessorada, cometeu um burlesco erro regimental quando o vereador Valmir Ferreira pediu vista no projeto. Ela argumentou: “Com base no Artigo 134, Inciso 6 do Regimento Interno, não aceito vista por que o projeto não tem emenda”, disse a presidente. No entanto, a alegação de Belinha não condiz com o Regimento, muito pelo contrário. O Inciso VI citado pela presidente diz somente e claramente que “Havendo emendas em projetos a vista será concedida”, mas “não se aplica a hipótese de protelação”. Ou seja: os advogados da Câmara fizeram uma interpretação errônea e conduziram Belinha ao erro. Se tivesse emenda no projeto a vista não teria prazo. Como o projeto da municipalização não tinha emendas, a presidente Belinha, baseada no Inciso citado, era obrigada a conceder vista de cinco dias para o vereador Valmir Ferreira.

E para agravar ainda mais o premeditado erro, o Inciso III do mesmo Artigo diz que “quando o vereador solicitante de vista requerer diligências para estudo da matéria, o requerimento deverá ser apreciado pelo plenário que, se concedido, suspende o prazo de cinco dias de vista” até que o autor do projeto atenda todas as dúvidas. E era justamente o que o vereador Valmir queria: diligência para realização de audiência pública para melhor apreciação do projeto. Resumindo: Valmir tinha direito de vista até que o prefeito Denerval esclarecesse os sombrios artigos do projeto.

Graças ao desconhecido do Regimento Interno por parte dos vereadores, os advogados da Câmara Municipal manejaram a presidente Belinha e permitiram que a votação continuasse, para desespero dos professores. É o preço que uma sociedade paga ao eleger pessoas que não estudam.

Nas justificativas dos votos, quatro vereadores usaram o microfone para repudiar o projeto: Charles Arruda, Valmir Ferreira, Warley Costa e Wemerson Tota. Eles defenderam os anseios dos trabalhadores da Educação.

Outros três vereadores: Emerson Oliveira, Alessandro Buicão e João Pescoço defenderam o projeto alegando que confia no prefeito Denerval e que o projeto é bom para Taiobeiras, pois o governador Romeu Zema prometeu R$ 7 milhões em obras caso a municipalização fosse aprovada. Instigados, nenhum dos três vereadores aceitou debater o Artigo 3º do projeto, que lista obrigações para o Estado cumprir. E essa é a grande interrogação do projeto de uma página e meia: Vereador pode fazer Lei para o Governador cumprir?

Outro vereador que se manifestou foi Januário de Castro. Inicialmente, ele falou publicamente que era contra o projeto, mas, na hora da votação, alegou que havia estudado melhor e viu que era bom para Taiobeiras, votando pela aprovação. Outros dois vereadores, Diego Amorim e Adelson Santos, que também já haviam manifestado publicamente contra o projeto, mudaram de opinião e votaram pela aprovação, mas não se pronunciaram na reunião.

Ao final, a municipalização foi aprovada por 8x4. Os vereadores Wilson Belém e Agracina Novais votaram favoráveis ao projeto, mas permaneceram em silêncio.

Depois do projeto aprovado, a Prefeitura de Taiobeiras publicou uma “Nota de Agradecimento” parabenizando os vereadores que votaram favoráveis, ressaltando que eles “não cederam a pressões provenientes de interesses pessoais, políticos ou partidários e que pensaram não em votos, mas no futuro da educação”.

Comentários

  1. Foi um reunião extremamente autoritária e sem conhecimento do Projeto Mãos Dadas do Governo Estadual, os vereadores que votaram a favor da municipalização, lavam as mãos para a qualidade da educação, são traidores da educação pública.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando a denúncia do vereador que foi comprado

    ResponderExcluir
  3. Surpreso com a postura firme de Valmir

    ResponderExcluir
  4. Que decepção com Emerson
    como o cara declara que votou no projeto sem ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi muito diferente daqui de Rubelita. É um grande retrocesso. Vereadores que não representam o povo e sim o bolso deles mesmos. Ficam as falácias do palhaço.

      Excluir
  5. Belinha ditadora!!! Agindo de forma vergonhosa e truculenta.Uma decepção.Vereadores que segundo a matéria mudam de opinião de última hora.Tem caroço neste angu.Teve dinheiro envolvido nesta jogada aee..Pode investigar que aparece os podres.Renovação nesta Câmara mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Vou colocar assim parabéns a os quatros vereadores Charles Piu Piu ,tota ,e Valmir a os outros mostraram uma incompetência absurda da presidência da casa até os outros que votaram contra a educação e um desrespeito total com os professores absurdo

    ResponderExcluir
  7. O que o dinheiro não faz.pra mudar de opinião em cima da hora

    ResponderExcluir
  8. Muito decepcionante a atitudes da maioria dos vereadores, já que a municipalização das Escolas Estaduais é a solução para a melhoria da educação senhora presidente, então por que não elaborar um projeto para municipalizar o Hospital Santo Antônio, para melhora a saúde? Ver se os Diretores e funcionários da instituição aceitariam de bom agrado? a não ser em troca de milhões, como está sendo a municipalização das escolas. Muito estranho a decisão de alguns vereadores na ultima hora, será que não teve tempo para apreciar o projeto? Ou simplesmente esperou até o ultimo momento para receber a proposta final???? A verdade sempre aparece cedo ou mais tarde.

    ResponderExcluir
  9. E o povo acaba se lascando.
    Se fosse bom não teria esta pressa para aprocaçao.

    ResponderExcluir
  10. ESSAS PESSOAS QUE FORAM CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS, SÃO AS MESMAS QUE VOTARAM EM PIMENTEL, E FORAM ELAS MESMAS QUE FIZERAM GREVES CONTRA O PRÓPRIO PIMENTEL. ESSAS PESSOAS CONTRÁRIAS VIVEM EM UM MUNDO IMAGINÁRIO, OS SEUS ARGUMENTOS NUNCA BATEM COM OS SEUS ATOS. ESSE GOVERNO DO PT ACABOU COM A NOSSA EDUCAÇÃO. PARABÉNS AOS VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO PROJETO. VOCÊS QUE DEFENDERAM VERDADEIRAMENTE A EDUCAÇÃO AQUI NO NOSSO MUNICÍPIO. ESPERO QUE TAIOBEIRAS POSSA NUM FUTURO PRÓXIMO TRAZER TAMBÉM UM COLÉGIO MILITAR.

    ResponderExcluir
  11. Taiobeiras sempre foi dessa forma! Sem projetos que visem a melhoria da população! Os prefeitos gostam de povo sem educação de qualidades! Essa é a verdade João pescoço nem sei como é vereador !Derneval vai fazer O que quiser com essa Câmara assim decepção com belinha !!! Administração dessa vez vai roubar mais que tudo alguém lembra dos projetos para população de baixa renda que sumiu!!!! Polícia Federal outra vez parabéns vereadores por mais uma besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está claro para aqueles que tem os olhos abertos que essa foi uma decisão dos pais... o povo quer que as aulas voltem mas a rede estadual é muito acomodada eles são acostumados a não trabalhar direito ficar fazendo greves etc ... Todo mundo sabe como funciona. Quem está preocupado com o próprio bolso é essas pessoas que se opõem, vamos ver como vai funcionar essas escolas "novas" se estiver ruim é só reclamar pra derneval o contrario das escolas estaduais que reclamação é mandada e arquivada lá no raio que o parta.

      Excluir
  12. creio que municipaliza as escolas e tirar o carimbo do estado do municipio e isso ficara a cargo da prefeitura administrar as escolas sei não hein será que vai resolver alguma coisa!? vereador não ler projeto e osso

    ResponderExcluir
  13. Parabéns para a Belinha, presidente da Câmara Muncipal de Taiobeiras pela sua postura firme e democrática, uma verdadeira líder política, que não se deixou dobrar por opiniões sem fundamento técnico. Tomou uma decisão sólida, que impactará positivamente o futuro de centenas de jovens de taiobeirenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conta Bancária dela agradece a postura tomada por ela.

      Excluir
    2. Junior vc se esqueceu que quem vai se lascar são os professora diretores que vão ser subordinados ao prefeito !Vc esquece como esse prefeito gosta do povo carente eu não esqueci nem a polícia federal que prendeu ele por desviar dinheiro do projeto para crianças carente! Imsgina agora! Vamos esperar de funcionar vamos saber !com certeza Júnior alguém da sua casa estuda na escola preoculpar do prefeito! Belinha que vergonha errei meu voto um a menos para vc

      Excluir
  14. Um absurdo, um retrocesso contra a educação em Taiobeiras, o governo quer se eximir de sua responsabilidade e ainda encontra pessoas que concordam com isso.

    ResponderExcluir
  15. A prefeitura precisa arrumar Cabides de Emprego... O futuro das gerações que virão? Isso é problema dos pais. Escola municipal, perseguição, determinado professor não votou no prefeito, transferi pra bem longe de casa, o Diretor (a), secretário (a) de educação, competente é aquele que votou no prefeito (a), esse é o único currículo... E com esse padrão de educação como almejar, enxergar um futuro para as gerações vindouras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário