Lagoas da Fazenda HP seguram águas da enchente

Projeto de desassoreamento das lagoas permanentes na Fazenda HP, de propriedade do empresário Carlos Humberto Morais, transformou a paisagem

RIO PARDO DE MINAS – O projeto de desassoreamento das lagoas permanentes na Fazenda HP, de propriedade do empresário Carlos Humberto Morais ainda não chegou à metade, mas já acumula 1 milhão de metros cúbicos de água. “Gastei 4.500 horas de escavadeira hidráulica e para a conclusão do projeto serão precisas um total de 14 mil horas”, informa Carlos Humberto, que pretende retomar os trabalhos assim que as condições climáticas permitirem. “A previsão de conclusão era para o final deste ano, mas devido a grande enchente no final de 2013, os trabalhos foram paralisados temporariamente e o projeto deverá ser concluído em 2015, explica o empresário.

Lagoas transformaram a paisagem na Fazenda HP
O mais interessante do projeto de desassoreamento, além da recuperação ambiental – é claro, são as captações das águas que descem nas enchentes do rio Pardo. “Todas as águas captadas pelas lagoas iriam para o mar, pois a captação só é feita quando o nível do rio está 80 centímetros acima da soleira, ou seja, o projeto capta as águas apenas quando o rio transborda com média de 20 metros cúbicos por segundo”, explica Carlos Humberto. “O projeto segura apenas as águas que iriam para o mar”, detalha.

Calcula-se que o empresário já tenha investido R$ 1,7 milhão no projeto, resultando, até então, na recuperação de três lagoas naturais e na construção de uma artificial, todas com média de 4,5 metros de profundidade, totalizando 7 quilômetros de diques transitáveis por veículos e caminhões. Também foi construído um canal de 600 metros com 5 de profundidade, usado como sangradouro para guiar as águas das enchentes para as lagoas.

Conforme Carlos Humberto, as águas acumuladas nas lagoas não serão usadas para irrigação. “Inicialmente servirão apenas para alimentar o lençol freático local e regional, pois nos períodos de estiagens as águas retornam ao rio por infiltração”, explica Carlos Humberto, demonstrando que as lagoas se transformarão numa espécie de “pulmão” do rio Pardo, já que os principais afluentes estão degradados.
Lagoas da Fazenda HP acumulam 1 milhão de m³ de água

Comentários

  1. Parabéns Man! Isso sim é cumprir o papel social!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papel social? Perai eu não tô te entendendo.

      Excluir
  2. Parabéns Carlos Humberto pela iniciativa, quem deveria se preocupar seria os municipios e ninguém faz nada. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Que fazenda bonita , Ainda bem que fica no nosso municipio

    ResponderExcluir
  4. realmente é um projeto digno de muito respeito e apreço, apesar de não ter nascido aqui, nos sentimos orgulhosos por este belíssimo trabalho e por ter escolhido Rio Pardo como sua terra, Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário