Região ganhará sistemas de dessalinização

Expectativa é de que o sistema chegue à cinco municípios do Alto Rio Pardo

O Governo Federal está planejando a entrega vários sistemas de dessalinização de água por meio do Programa Água Doce. Os municípios de Monte Azul, Mamonas e Pai Pedro já receberam, agora existe a expectativa é de que os dessalinizadores cheguem em outras 25 cidades da região, dentre elas, cinco do Alto Rio Pardo: Ninheira, Rubelita, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras.

O objetivo é dar segurança hídrica às famílias da zona rural por meio de aproveitamento de água subterrânea imprópria para consumo por estar com excesso de salinidade. “Este sistema acopla um dessalinizador e, junto com uma estrutura de armazenamento e um chafariz, provê água potável, com qualidade, para consumo humano”, explica o secretário nacional de Segurança Hídrica, Francisco Igor Nunes.

O sistema de dessalinização utiliza o processo de osmose inversa, em que membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra ou salina, ou seja, imprópria para consumo humano. Cada sistema pode produzir até 14,4 mil litros de água dessalinizada por dia.

Comentários

  1. Eu morrendo de prescisar de uma já fui atraz deixei meus dados e até hoje nada .mim chamo Sandra de cassia alves pereira de lagoa grande

    ResponderExcluir
  2. São João do paraíso está acabando água de poço, esta colocando água da copasa nas roças, coversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro trabalhando de verdade

    ResponderExcluir

Postar um comentário