Sebrae e produtores lançam marca “Região de Salinas”
Lançamento será nessa quinta (28/07) no Museu da Cachaça e visa criar
uma identidade própria para mais de 100 produtores que fabricam 15 milhões de
litros de cachaça por ano
Criação da marca visa identificar as cachaças produzidas no entorno de Salinas |
Na noite dessa quinta, 28 de julho, o Sebrae
Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de
Salinas (Apacs), promove no Museu da Cachaça de Salinas o lançamento da marca “Região
de Salinas”, que já possui registro no Instituto Nacional de Propriedade
Industrial (INPI) como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de
Procedência (IP), que garante sua origem.
De acordo com a Apacs, a região abriga cerca
de 100 produtores distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite,
Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção
total, inteiramente artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano,
comercializada sob mais de 50 marcas. Os atributos naturais da região são
determinantes para as características do produto e contribuem para definir
o terroir, a exemplo de outras bebidas ao redor do mundo. Estes são,
aliás, alguns dos requisitos exigidos pelo INPI para a conquista da marca
Região de Salinas.
O lançamento da marca é parte integrante do
trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae Minas junto aos produtores de cachaça
da região. “Através da organização de um grupo de produtores de cachaça, e
trabalhando sua identidade com foco em novos mercados e melhor posicionamento,
nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e
consumidores”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro. Os
produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o
fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação
de Procedência e a análise do mercado.
A importância
da marca
– Edson Souza Martins produz a cachaça ‘Encantos da Marquesa’ há nove anos na
região. Ele acredita que a criação da marca Região de Salinas é fundamental
para alavancar ainda mais a produção da bebida. “Temos uma cachaça de alta
qualidade e essa identificação regional que está sendo criada vai ajudar a
valorizar nosso produto, dar maior visibilidade no circuito turístico e
contribuir para a diminuição da informalidade, que prejudica quem trabalha
dentro da lei e paga os impostos” diz.
Dono da marca “Tabua”, na divisa de Salinas
com Taiobeiras, Lucas Mendes destaca que a criação da marca Região de Salinas é
importante tanto para os produtores como para os consumidores. “Com
essa marca vamos criar uma identificação geográfica com o público, que terá a
confiança de que, ao adquirir uma cachaça aqui da região, vai consumir um
produto com todas as características e qualidades da autêntica cachaça de
Salinas. Vamos criar um feedback com o nosso consumidor”
argumenta Lucas, que também vende a bebida para a Alemanha.
Merecido sucesso a todo o povo de Salinas!!! Apreciamos muito a dedicação de voces.
ResponderExcluirPedro de Alcântara-Jundiaí-SP.
Só faltou a Cachaça Taio ai
ResponderExcluirPelo que eu entendi aí é uma especie de valorização do produto da região, então parabéns a região, não só Salinas, mas sim o produto que é fabricado na região de Salinas como as cidades citadas aí... Exemplo a cachaça fabricada também em Taiobeiras ganha uma marca "Região de Salinas". Isso é muito bom...
ResponderExcluirMuito bom mesmo..em meio a tanta coisa ruim uma ótima noticia. parabens a todos. Muito merecido.
ResponderExcluir