SAMU de Taiobeiras ganha aparelho de Ultrassonografia

Aparelho é portátil e permite disgnósticos precisos
A equipe da Unidade de Saúde Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu de Taiobeiras, recebeu treinamento para implantação de Aparelho de Ultrassom nos atendimentos. As orientações foram da médica especialista em ultrassonografia do SAMU, Lilian Christianne Brito Fernandes.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte – NEP, Ubiratam Lopes,  o equipamento de ultrassom portátil implantado na Base de Taiobeiras permite por meio de imagens adquiridas a identificação de lesões e alterações estruturais principalmente em órgãos internos da vítima assistida. “É algo inovador, eu desconheço outro SAMU que possui ultrassom portátil em suas ambulâncias ou outro serviço de atendimento pré hospitalar, daí a necessidade de treinamentos intensivos por parte de médicos para que possam manusear os equipamentos”, pontuou o coordenador, lembrando que o equipamento é mais aplicado em situações de trauma como coleções de sangue, sagramento, rompimentos de vasos, dentre outras.

O aparelho de ultrassom implantado apresenta duas situações de procedimentos. A normal, em situações clínicas e a FAST – Protocolo de atendimento em vítimas de traumas. O que otimiza o procedimento realizado, garantindo a sobrevida do paciente, como por exemplo: a perfuração de algum órgão importante – por meio desse exame radiológico é possível diagnosticar com maior precisão a área atingida.

O fato de ser portátil facilita o transporte. Pode ser levado a qualquer situação. O equipamento proporciona imagens de última geração e alta tecnologia, tudo isso dentro das ambulâncias do SAMU em atendimento urgência.
Parte da equipe do Samu de Taiobeiras durante o treinamento

Comentários