Projeto Trajeto Moda beneficia mulheres de Mirandópolis

Ação da Sedese em Taiobeiras oferece capacitação em costura e empoderamento feminino.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) lançou em Taiobeiras o projeto “Trajeto Moda”, cuja iniciativa visa capacitar mulheres com aulas de costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, liderança, cooperativismo e educação financeira.

O espaço para execução do projeto foi viabilizado por meio de parceria com a Prefeitura de Taiobeiras, que também cedeu as máquinas de costura, mobiliário e outros equipamentos para as aulas. Inicialmente, o projeto beneficia 12 mulheres no distrito de Mirandópolis.

O curso de qualificação deve agregar valor ao setor de confecção na cidade, que é um importante gerador de empregos e renda. Taiobeiras vem ser tornando um polo de confecção, especialmente de lingerie, com a implantação de diversas minifábricas.

Segundo Wanessa Cabidelli, coordenadora do projeto, o foco do “Trajeto Moda” são as mulheres em situação de vulnerabilidade, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico. O objetivo é transformar a vida dessas mulheres, dando a elas autonomia e renda.

A capacitação profissional é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e tem carga horária de 160 horas. O curso conta com aulas de técnicas de costura, acabamento para montagem de peças de roupa, classificação de tecidos, função e técnica das máquinas de costura reta e overloque, técnicas básicas de costura manual e noções de acabamento e aviamento.

Comentários