Vereadores aprovam projeto que visa ampliar Presídio de Taiobeiras

Município é autorizado a permutar terrenos no bairro Belvedere com o entorno do presídio.

Na reunião ordinária desta terça-feira (16/04) os vereadores de Taiobeiras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 013/2024, que autoriza o município a permutar dois terrenos localizados na Rua das Amoras, bairro Belvedere, com tamanho total de 925 metros quadrados, com um terreno de 427 metros quadrados, de propriedade de Bruna Letícia Gomes, localizado no entorno do Presídio.

A permuta visa dotar o município de espaço físico adequado para obras de expansão do presídio, pois o atual espaço não comporta mais a demanda da Comarca de Taiobeiras”, explicou o presidente da Câmara, vereador Warley Costa.

O diretor do presídio, Ronivon Costa, usou a Tribuna da Câmara durante a reunião, para explicar aos vereadores a importância do projeto para Taiobeiras. “O presídio tem capacidade para 40 presos e atualmente estamos com 124, com isso, algumas pessoas acabam sendo colocadas em liberdade por falta de vagas”, alertou o diretor.

Outra preocupação é com os trabalhos de ressocialização, que estão inviabilizados em Taiobeiras por falta de espaço. “Não adianta só prender, precisamos investir na recuperação dos detentos, que precisam trabalhar e estudar para sair da prisão em melhores condições. Se não ressocializar, depois de soltos, a maioria volta para a prisão”, alertou o diretor.

Em Minas Gerais são 60 mil presos, destes 18 mil trabalham. Em Taiobeiras, dos 124 detentos, apenas dois trabalham. “Isso acontece por que no nosso presídio não tem espaço nem para guardar materiais de consumo”, lamenta Ronivon.

Os vereadores entenderam a urgente necessidade de ampliação do presídio e aprovaram o projeto por unanimidade. Agora, segue para sansão do prefeito Denerval Cruz.

A cadeia pública de Taiobeiras foi construída em 1974 e o mesmo espaço foi transformado em presídio, que, até então, não tem o devido espaço para ampliação.

Comentários

  1. Olhando por outro lado a apliação do presídio não é bom para cidade, por o presídio ser dentro da região central com o aumento de vagas vão vim outros presos de outros presídio para a cidade ,com o benefício de liberdade adquirido pelos presos em só dormir no presídio é sair para trabalhar durante o dia ,como.a cidade não oferece muita mão de obra esses presos vão ficar sem o que fazer durante o dia e com isso vai aumentar o número de crimes na cidade, isso já é comprovado em cidades que tem grandes presídios

    ResponderExcluir

Postar um comentário