Covid continua aumentando e Taiobeiras já pensa na volta das restrições

São 47 casos de Covid e 274 de Influenza; haverá plantão neste sábado para evitar superlotação

Nas últimas 24 horas, a Secretaria de Saúde de Taiobeiras testou mais 25 pessoas positivas para a Covid-19. Com isso, a cidade se encontra com 47 pessoas infectadas com o novo coronavírus nesta sexta (07/01), uma delas está hospitalizada. Outra informação preocupante é que a cidade tem 247 pessoas com suspeita da doença.

Se não bastasse a Covid, Taiobeiras ainda enfrenta um surto de Influenza H3N2. Segundo Marlon Ramos, secretário adjunto de Saúde, desde o dia 03 de janeiro mais de 900 pessoas procuraram as unidades de saúde e cerca de 40% eram com queixa respiratória. Pelo menos 274 pessoas foram diagnosticadas com Influenza. Saiba a diferença das doenças no quadro abaixo.

Medidas – Preocupadas com o avanço das infecções, as autoridades de saúde do município adotam medidas para evitar superlotação no Pronto Socorro. “Estamos ampliando o funcionamento da Unidade da ESF do Centro das 17 às 19 horas. No sábado pela manhã vamos colocar profissionais de enfermagem, odontólogos e médicos para absorver a demanda reprimida de síndrome gripal das unidades de saúde”, informa o adjunto.

Também se torna inevitável o retorno das restrições na cidade. “Orientamos o executivo a suspender os eventos públicos como ‘Nossa Avenida’ e na próxima semana, se manter o mesmo quadro epidemiológico, suspender também a FENOIT”, informa Marlon, que ressalta a ampliação da testagem de casos de síndrome gripal em todas as unidades de saúde.

Vacinação – Em outra ponta, as autoridades de saúde insistem na campanha de vacinação contra a Covid-19. Neste sábado (08) haverá vacinação no PSF Centro até o meio dia. As doses estão disponíveis para adolescentes acima de 12 anos, para 2ª dose e para dose de reforço.

Segundo Marlon, 89% da população taiobeirense tomou a 1ª dose da vacina, já a 2ª dose foi aplicada em 69%; enquanto que a dose de reforço chegou à somente 11% do público alvo. “A população precisa retornar pra fazer a 2ª dose e o reforço. Não está tendo falta de vacinas”, disse o adjunto.

Comentários

  1. É muito triste ver uma cidade nessa situação. As pessoas em sua grande maioria acreditam cedo, que estar tudo terminado.Só de grande maioria já ter sido vacinada contra um vírus da Covid, logo querem abandonar as máscaras e qualquer outra medida de proteção. Tem muita gente que pode estar desinformada, não entende, que não quer entender ou não importa que pessoas vacinadas seja ela com uma ou duas doses das vacinas contra a Covid, podem pegar o vírus se não se proteger adequadamente. As chances são muitos maiores de pegar se a pessoa estiver totalmente desprotegida do que completamente protegida. Agora que o mundo enfrenta uma variante muito mais transmissível que outras, que é, a Ômicron, as pessoas deviam se cuidar mais, se proteger mais, como antes de termos as vacinas. Se ficar só desse jeito, corre o risco de se criar outras variantes, e olhe lá, que de outras variantes, podem surgir variantes muito mais perigosas ainda, caso, por exemplo, venha da linhagem da Delta. Vejo que falta mais sensibilização e responsabilidade por parte das pessoas em questão de se proteger, e continuar se protegendo nessa pandemia. A pandemia uma hora vai acabar, e todos vão voltar a ter a sua vida como antes da pandemia, mas é preciso ter mais paciência, continuar se protegendo pra não piorar a situação, e sensibilizar mais, não só com a nossa proteção, mas com a proteção de nossos irmãos, filhos, tios, pais, sobrinhos, netos, avós, cidade, município, comunidade, estado, país e o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Vai piorar a situação!só vão tomar providências se morrer um monte de pessoas quero ver quando for com alguém familiar deles botecos tudo funcionando sem ninguém usando máscara os velhos indo para forró eles querem morrer pior que quem se cuida e prejudicado por esses irresponsáveis, o prefeito não faz nada só quer saber de vender o marcado para fazer asfalto que por sinal está tudo soltando se o ministério público investigar essas obras vão ver o prejuízo deixado por essa e a outra administração !!
    Vai piorar

    ResponderExcluir

Postar um comentário