Deputado lança documentário sobre sementes nativas

Projeto de Padre João visa a preservação das sementes nativas

Foi lançado em Taiobeiras o documentário "Sementes Crioulas e Cultivares", por meio de iniciativa do deputado federal Padre João (PT). O evento foi no plenário da Câmara Municipal de Taiobeiras com presenças de lideranças comunitárias e sindicais das cidades de Taiobeiras, Salinas, São João do Paraíso, Fruta de Leite, Berizal e Indaiabira.

A abertura artística foi comandada pelo Coral Municipal "Vozes de Taiô", pelos professores da EFA e por Edianilha Ribas, guardiã de sementes crioulas da comunidade rural de Olhos D'Água.

O documentário "Sementes Crioulas e Cultivares" é o resultado de um trabalho que valoriza e reconhece a importância das sementes genuínas, livres de agrotóxicos, para a agricultura familiar e agroecológica.

Os atores locais que participaram dos depoimentos dados ao documentário também se fizeram presentes, como os guardiões de sementes tradicionais de Taiobeiras Gilvano Ribeiro Célio, Geraldo Caldeira Barbosa e Ormindo Miranda dos Santos.

O deputado Padre João tem um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional, que visa a proteção, preservação e estímulo à produção e comercialização dessas sementes, em detrimento do controle de transgênicos exercido pelas grandes multinacionais do "agro".

Por meio do filme, queremos mostrar como agricultores familiares vêm se encarregando de preservar as sementes nativas – não comerciais. O Projeto de Lei 6176/2013, de minha autoria, cria a Política Nacional de Incentivo à Formação de Casas de Sementes, também conhecidas como bancos de sementes”, explica Padre João, informando que o projeto já foi aprovado por unanimidade nas Comissões de Agricultura e de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.


Assista o documentário lançado pelo deputado federal Padre João

Comentários

  1. Muito ótimo esse projeto

    ResponderExcluir
  2. Quanta consciência do povo da região de Taiobeiras. Belo projeto. Que se espalhe como sementes ao vento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário