Mulher comemora 119 anos em Salinas

Dona Maria, moradora de Canela Dema deve ser a mais velha do Mundo

EXCLUSIVO
No último domingo (22/12) a senhora Maria Pereira dos Santos, a popular “Dona Maria” apagou as velinhas de 119 anos. Isso mesmo: incríveis 119 anos. Talvez a mulher mais velha do mundo. Em março de 2019, o livro Guinness reconheceu a japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, como a mais velha do mundo, diante disso, estima-se que Dona Maria deva ser a mais velha, pena que mora no Norte de Minas, onde cultura, história e reconhecimento sempre ficam em 3º plano.

O bolo cortado no último domingo foi dividido com filhos, netos, bisnetos, tataranetos e amigos da comunidade de Canela Dema, zona rual de Salinas.

Conforme os familiares, Dona Maria nasceu em 20 de dezembro de 1900.

Em 2011, morreu em Carangola a mineira Maria Gomes Valentim, a popular “Vó Quita”, até então reconhecida pelo “livro dos recordes” como a mulher mais velha do mundo, com 114 anos.

A história de Dona Maria é lutas, superações e única. Ela enfrentou a pobreza, grandes secas e ainda foi abandonada pelo marido, que a trocou por outra e desapareceu. Outra tristeza é o sumiço de um dos filhos há mais de 50 anos.

Dentre os “causos” que conta, está a viagem para o santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) a pé, atravessando os sertões de Minas e Bahia, com distância de 300 quilômetros.

Para ela, remédios tem que ser caseiros, como chás, moringa e erva cidreira. Na alimentação, o básico das fazendas: ovo, feijão e carne, na gordura de porco, é claro. Nunca tomou bebida alcoólica e não fumou, mas não abre mão do rapé.
Certidão de Nascimento comprova a idade de Dona Maria

Comentários

  1. Nossa, que maravilha, Deus abençoe a dona Maria.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    A familia da minha Bisavó é ou era de Salinas, e hoje ela tem 106 anos, e é muitooooo parecida com essa senhora, estou ate desconfiada que são parentes. Se tiver como enviar foto da minha Bisavó, entrem em contato comigo por email.
    thalita.napolis90@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Que seja feita a sua vontade. O seu titulo.

    ResponderExcluir
  4. Que história interessante! Vamos divulgar gente!

    ResponderExcluir
  5. Na história de vida dela, diz ter um filho desaparecido a mais de 50 anos. Meu pai saiu de Salinas a mais de 50 anos e nunca mais retornou. Não sabemos quem são seus familiares também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergujnta para o seu pai si ele sabe de mais detalhes wuem sabe podemos ajudar eu sou sogra de uma bisneta dela conheço a dona maria desde pequena

      Excluir
    2. Meu pai é falecido, sabemos muito pouco do passado dele. Entre em contato comigo pelo Facebook, Noelma Quitania

      Excluir
    3. olá gostaria de saber se alguém possa me passar o contato dos filhos da dona Maria pereira dos santos pois acho que é minha avó meu pai se chama José Batista dos santos e ele saiu dessa cidade com 14 anos, nunca mais voltou, preciso urgente saber pois na minha certidão de Nascimento tem o nome dessa senhora, zap 062 983147121 me ajude

      Excluir
  6. Parabéns, que DEUS te abençõe ricamente!!!

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns meu esposo ficou preocupado pois ele também se chama Ângelo Pereira Filho o pai dele se chamava Ângelo Pereira dos Santos como essa senhora é o mesmo sobrenome Será que não são parente meu esposo foi nascido em Salinas e ele ainda crê que tem parentes por aí se o pessoal de Salinas este comentário se puder entra em contato meu telefone é 67 996 62 72 07 meus parabéns meu esposo ficou preocupado foi ele também se chama ângelo pereira filho pai dele se chamava ângelo pereira dos santos como essa senhora é o mesmo sobrenome ser aqui no são parentes meu esposo foi nascido em salinas e ele ainda que que tem parentes por aí se o pessoal de salinas e este comentário se puder entra em contato meu telefone é 679966 27 207 porfavor se você estiver aqui parente aqui no mato grosso do sul ligue para a gente

    ResponderExcluir
  8. Meu marido queria saber se a Dona Maria Pereira dos Santos tem alguma família aqui em Mato Grosso do Sul pois meu sogro se chamava Ângelo Pereira dos Santos assim como ela se causo vocês tiver algum parente aqui em Mundo Novo Mato Grosso do Sul entra em contato com a gente nesse telefone 67 996 62 7207

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns que Deus abençoe a Senhora Dona Maria Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
  10. Pode ser que ela tenha essa idade, o mais interessante é que ela só foi registrada 1982 ano em que eu nasci. No mesmo ano que minha vó se aposentou a trinta e oito anos atrás. Minha completou 103 anos dia 16 de janeiro. E até hoje lava as roupas dela faz comida costura na mão...e outro ela tem a visão melhor que a minha..ainda enfia linha na agulha..

    ResponderExcluir
  11. meus Deus só tenho a metade dessa idade,e já estou quase me integrando,amo a vida,apesar das lutas aqui serem muita, mais,
    como diz em um salmo,no sepulcro quem te louvará senhor, na,
    morte não há lembrança de ti, então é melhor viver, se Deus,
    prendesse o adversario para sempre,o reino de Deus podia ser,
    aqui ... amo a vida ... abraços a todos ...

    ResponderExcluir
  12. Gente meu avo veio dessa cidade nunca mais procurou os parentes. Acho que ele e parente dela pelo documento. Ele faleceu ja tem 26 anos. Minha mae filha dele procura familia. Por favor entra em contato. 16 99999 9565

    ResponderExcluir
  13. Esse com certeza não é a certidão original pois está datada em 1982 já que ela nasceu em 1900

    ResponderExcluir
  14. Muitas felicidades dona Maria fiquei feliz

    ResponderExcluir
  15. Minha familia em Taibeiras é Pereira dos Santos, Jonas Pereira dos Santos, será que somos parentes, minhas bisavós ta,bém eram Maria de Jesus de sobrenome.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns dona Maria recordista mundial

    ResponderExcluir

Postar um comentário