Recém nascido ê salvo de engasgamento
A família solicitou o socorro ao SAMU e, enquanto uma equipe de profissionais se deslocava para a ocorrência, o médico regulador orientava por telefone a solicitante a prestar os primeiros socorros à criança. Apesar da forte chuva que caía e da dificuldade em percorrer a estrada de terra, devido à lama, os profissionais chegaram rapidamente ao local e assumiram a pequena paciente que já estava em parada cardiorrespiratória.
Imediatamente, foram realizadas as manobras de Heimlich, que são técnicas utilizadas para a desobstrução de vias aéreas, e a criança expeliu um pouco de secreção, mas continuava ainda sem reação. A equipe iniciou o transporte da menina para o hospital e prosseguiu com os procedimentos dentro da ambulância, já que a criança respirava com dificuldade.
Foi realizada a aspiração das vias aéreas, o que estimulou a criança a tossir e voltou um pouco mais de secreção, foi quando o bebê abriu os olhos e começou reagir. “Foi uma correria, viu! Mas graças a Deus deu tudo certo! Quando a gente chegou ao local, ela não estava com saturação, sem sinais vitais e, quando chegamos no hospital, depois das manobras, aspirando, colocando o oxigênio na criança, fazendo as compressões pra ela retornar, ela já estava saturando 99%. Um pouco chorosa, mas ativa!”, contou o técnico em enfermagem Gilson Silva que ficou feliz e emocionado com o êxito obtido na ocorrência.
🙏👏👏👏👏👏🙏
ResponderExcluir