Comunidades de Santa Cruz querem pertencer à Curral de Dentro

Santa Cruz de Salinas tem 3.910 moradores, conforme Censo do IBGE de 2022.

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vai receber lideranças de Curral de Dentro e de Santa Cruz de Salinas para debater possível mudança nos limites entre os dois municípios. Motivo: as comunidades rurais de Passagem de Pedra, Laranjão e Caraíbas, todas de Santa Cruz de Salinas, querem passar a pertencer ao município de Curral de Dentro.

Os moradores das comunidades reclamam que estão distantes 43 quilômetros de Santa Cruz de Salinas, enquanto que a distância para Curral de Dentro são de apenas oito quilômetros.

Por isso, o deputado Leleco Pimentel (PT), vice-presidente da comissão, resolveu promover uma audiência pública nesta segunda-feira (13/11) às 10 horas na Assembleia, para debater as possibilidades de mudança no território.

Em Curral de Dentro, os moradores dessas comunidades têm acesso a políticas públicas e facilidades de natureza cartorial. Já a longa distância até Santa Cruz de Salinas dificulta a vida de todos, além de ficar oneroso o vínculo dos moradores”, justifica o deputado Leleco Pimentel.

Ainda não existe projeto formalizado sobre essa mudança e a intenção da audiência pública é suscitar o debate, já que existe o desejo dos moradores de fazer a alteração.

Representantes políticos dos dois municípios são aguardados na Assembleia de Minas para participarem da audiência. Conforme a assessoria de imprensa da Assembleia, representantes dos trabalhadores, da Fundação João Pinheiro, da Emater, e das Câmaras de Vereadores já confirmaram presenças, assim como Alzira Maria de Jesus, líder das comunidades Passagem de Pedra e Laranjão. 

Comentários

  1. Se isso chegar a acontecer; outros municípios do Brasil vão querer fazer a mesma coisa, imagina a bagunça que isso vai virar!?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo se acontecer. Muitos outros municípios emancipados de Salinas, precisam ser revistos com relação a comunidades distantes da Sede.

    ResponderExcluir

Postar um comentário