Facebook

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Polícia Civil alerta sobre penalidades da prática do ‘gato’

Campanha do Governo de Minas incentiva as denúncias

Popularmente conhecida como ‘gato’, as ligações clandestinas na verdade é furto de serviços de fornecimento de água, energia elétrica, internet e TV a cabo. Além de perigosa, a prática é crime, que pode levar o autor para a cadeia. Isso lesa os demais consumidores e até os cofres públicos, alerta a Polícia Civil, que está apertando o cerco por meio de investigações e operações, que têm também o objetivo de combate à sonegação fiscal.

O ‘gato’ é subtração de coisa alheia, que tem valor econômico e, por isso, estes casos são enquadrados como furto, conforme descrito no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. E as punições são desde multas até pena de 1 a 8 anos de reclusão, de acordo com os agravantes.

A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) estima que, no Brasil, existem cerca de 4,5 milhões de residências com decodificadores piratas, representando 18% do total de assinantes no país. A entidade calcula que a perda de receita e de impostos causada pelo furto clandestino de sinal é de cerca de R$ 6 bilhões por ano, no país.

"Gato" de energia foi descoberto no Centro de Convenções
Furto de energia - Os ‘gatos’ da rede elétrica estão sempre na mira da Cemig, uma das companhias mais prejudicadas com a prática ilícita. A empresa registrou nos últimos 5 anos cerca de 90 mil "gatos" em Minas Gerais.

De janeiro a agosto deste ano a empresa realizou 20 mil vistorias para combater os "gatos" na rede de distribuição, uma delas ocorreu em Salinas, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência contra a Prefeitura da cidade relatando um "gato" para fornecer energia ao Centro de Convenções. O crime foi descoberto pelo eletricista da Cemig, Welington Sena dos Santos, após inspeção de rotina no local. "O ramal de saída da unidade consumidora estava ligado diretamente ao disjuntor, sem passar pelos transformadores de corrente elétrica, caracterizando assim um bypass à medição”, relatou o eletricista aos policiais.

No caso do ‘gato’ de energia, além de ser processado por crime de furto, tipificado no artigo 155 do Código Penal, a pessoa ainda pode ser obrigada a ressarcir toda a energia furtada e não faturada pela empresa em até 36 meses, de forma retroativa.

A Cemig estima que, só em 2015, esse tipo de fraude causou prejuízo de aproximadamente R$ 300 milhões à companhia.

4 comentários:

  1. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteira
    telas mosquiteiro

    As telas mosquiteira sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.

    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira aplhaville
    telas mosquiteiro alphaville
    telas mosquiteira granja viana
    telas mosquiteiro granja vinana
    telas mosquiteira cotia
    telas mosquiteiro cotia
    telas mosquiteira tambore
    telas mosquiteiro tambore

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir
  2. Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão

    ResponderExcluir
  3. Essa empresa possui a energia mais cara do país.Está acabando com os Mineiros.Engraçado que enquanto alguns estados estão diminuindo a conta, essa CEMIG está é aumentando.Tem que fazer gato,pois as pessoas não estão aguentando pagar a conta de luz.

    ResponderExcluir