Facebook

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Região tem sete cidades em estado de emergência

Taiobeiras depende de caminhões pipa mais uma vez
Entre os municípios que são abastecidos pela Copasa, até nesta quinta, 16 deles enfrentavam o rodízio de água em função de um “prolongado período de estiagem, associado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor”, conforme a empresa informou vai nota oficial. Os municípios afetados são Catuti, Mato Verde, Medina, Montes Claros, Capitão Enéas, Divisa Alegre e Taiobeiras, onde existe um colapso no abastecimento.

Em Minas Gerais tem 123 municípios em estado de emergência em função de seca e estiagem. Segundo a Copasa, medidas como plano de racionamento, perfuração de poços profundos, execução de obras e contratação de caminhões-pipa são as medidas tomadas nas cidades com rodízio.

Sem barragens e com poucas chuvas, resta ao Governo investir na “Operação Carro-Pipa”, que só neste ano já consumiu R$ 778 milhões do Ministério da Integração Nacional, valor 14% maior do que em 2015.

Para Taiobeiras, onde a situação é a mais grave do Norte de Minas, a Copasa alugou 30 caminhões pipa, sendo que a metade dos veículos busca água tratada em Salinas e a outra busca água bruta em São João do Paraíso. Juntos, os pipas transportam cerca de 2 milhões de litros por dia, mas a cidade precisa de 3 milhões diários, com isso, a Copasa adotou o rodízio na distribuição para os bairros.

4 comentários:

  1. Uai Taiobeiras Paulo Guedes disse que iria resolver, havia incluído o término da barragem no PAC Rs., R

    ResponderExcluir
  2. Colocar culpa na seca, é sacanagem!!Rasgar quase 800 milhões, esse caras estão de brincadeira..

    ResponderExcluir
  3. Uai, engraçado na epoca de eleicao aparece varios deputados dizendo que vai resolver esse problema, chegou a hora dos Taiobeirenses abrirem os olhos e eleger alguem da regiao pra olhar pra essa gente humilde, batalheira e acolheidora, rezo todo santo dia pra chover bastante e encher os rios que abastece ess cidade maravilhosa. Amo Taiobeiras

    ResponderExcluir
  4. POR QUE OS MUNICÍPIOS NÃO FAZEM UM CONSORCIO E TERMINAM A BARRAGEM DE BERIZAL.

    ResponderExcluir