Facebook

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Viagem histórica no tempo e consciência negra foram os temas da Gincana de História de escola taiobeirense

Apresentações encantaram os alunos
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras, que oferece do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, realizou a terceira edição da Gincana de História na terça, 22 de novembro, explorando a temática da Semana da Consciência Negra e propondo a percepção de uma viagem histórica no tempo aos seus alunos.

Na atividade, os alunos tiveram oportunidade de conhecer vários movimentos sociais da atualidade brasileira, ligados às lutas por terra, água, moradia e igualdade racial e de gênero.

Na prova do desfile do personagem histórico, os estudantes representaram figuras do relevo da jovem paquistanesa MalalaYousafzai, menina que enfrentou o talibã pelo direito de poder ir à escola e mais nova ganhadora do Prêmio Nobel da história, de João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910, além de Chica da Silva, Antônio Conselheiro, Mãe Menininha de Gantois, Juscelino Kubistchek, Padre Cícero, dentre outros.

Porém, a tarefa que mais atraiu os esforços e a atenção foi a das coreografias sobre canções que marcaram da década de 40 à de 90 do século XX. Através da música, os alunos percorreram os últimos 70 anos da história mundial, com muito dinamismo e capacidade de interpretação.

   A III Gincana de História da Escola Tancredo Neves foi organizada pelos professores Levon Nascimento, Adão Soares, Lourdes Helena e Cida Alves, contou com o apoio pedagógico dos demais educadores da instituição e foi realizada nos dois turnos de ensino. De manhã, venceu a Equipe Preto. À tarde, a Equipe Laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário