Hospitais da região terão leitos de saúde mental

Serão oito leitos nos hospitais de Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinou recursos para a instalação de oito leitos de serviço hospitalar de referência da Rede de Atenção Psicossocial. A previsão é de que os leitos sejam instalados em hospitais de 64 municípios de Minas, sendo que três deles são na microrregião Alto Rio Pardo.

Os hospitais da região beneficiados são de Taiobeiras, que receberá quatro leitos; e Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso, ambos com dois leitos. Em Taiobeiras o valor destinado para custeio é de R$ 269,2 mil, já em Rio Pardo e São João o repasse será de R$ 134,6 mil.

De acordo com a Resolução 7.532 o repasse dos recursos está condicionado à assinatura de termo de compromisso e de metas por parte dos municípios junto com as instituições prestadoras de serviços hospitalares. O prazo para a assinatura dos termos é de dez dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Até então, o Norte de Minas tem apenas 40 leitos hospitalares de referência em Atenção Psicossocial, 16 em Montes Claros, seis em Janaúba e quatro em Bocaiúva.

No total, serão 31 novos leitos no Norte de Minas. Os outros municípios beneficiados são: Mirabela (2), Brasília de Minas (04), Januária (06), Januária (04), São Francisco (04), Manga (03).

A assessoria de comunicação do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, informou que o processo ainda está em implantação, mas não tem 100% de garantia, pois depende de muitos trâmites. A reportagem ainda não conseguiu falar com Eduardo Silva, Secretário de Saúde na cidade.

Comentários